Atps de fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 1

A Lei de Faraday diz que a força eletromotriz (f.e.m.) induzida (?i) numa espira de um condutor metálico é igual, em módulo, à taxa de variação temporal do fluxo magnético que atravessa a espira. A expressão que traduz a lei é: | εi| = |Δ Φm/Δt|.O sentido da f.e.m. induzida depende do sentido da taxa de variação do campo. A espira constitui um circuito fechado em que existe umacorrente elétrica induzida cuja intensidade pode ser calculada pela lei de Ohm.
A lei de lenz diz que o sentido da corrente é o oposto da variação do campo magnético que lhe deu origem. Havendo diminuição do fluxo magnético, a corrente criada gerará um campo magnético de mesmo sentido do fluxo magnético da fonte. Havendo aumento, a corrente criada gerará um campo magnético oposto ao sentido do fluxomagnético da fonte.Dependendo da movimentação dada à espira, ocorrerá aumento ou diminuição do fluxo magnético e, com base nesse movimento, podemos determinar o sentido da corrente criada:
* Afastamento (diminuição do fluxo magnético): sentido horário.
* Aproximação (aumento do fluxo magnético): sentido anti-horário.
Com a variação do fluxo magnético, mesmo constante, gera uma correnteelétrica, intensa ou não, depende-se do campo que se forma na espira circular.

Para realizar um experimento que explique melhor as leis acima, foram usados os seguintes matérias:
* 1 tubo de cobre
* 1 tubo de Acrílico
* 1 imã
* 1 Peça similar com mesma massa e diâmetro, mas não sendo imã.

O primeiro teste foi realizado com o tubo de acrílico, Tanto o imã, quanto a outra peçasimilar passou pelo tubo com tempo similar.
O segundo teste foi realizado com o tubo de Cobre, A primeira peça parecida com o imã teve um tempo de queda e o imã outro, mas por quê? Já que o cobre não é ferromagnético?
A explicação está justamente nas leis de Faraday e Lenz: O campo magnético das correntes induzidas no tubo se opõe as variações do fluxo magnético do campo indutor. E as correntesinduzidas circularão de forma a se opor ao afastamento do magneto em relação às espiras acima dele atraindo-o, e a aproximação do magneto em relação as espiras abaixo dele repelindo-o, aparecendo no magneto uma força que se opõem a sua queda.

Indutores Comerciais
1.0H 1.1H 1.2H 1.3H
1.5H 1.6H 1.8H 2.0H
2.2H 2.4H 2.7H 3.0H
3.3H 3.6H 3.9H 4.3H
4.7H 5.1H 5.6H 6.2H
6.8H 7.5H 8.2H 9.1H
Para obteros demais valores basta multiplicar por: 10-3, 10-6.

ETAPA 2

ETAPA 3

Como o fator de potência pode influenciar na conta de energia elétrica?
Geralmente em circuitos elétrico tem-se potências ativas e reativas. As potencias ativas referem-se ao somatório dos valores dispensados a realização de trabalho como: aquecimento, resfriamento, iluminação e acionamento de equipamentos. Enquanto aspotências reativas são associadas a manutenção de campos elétricos, como os que ocorrem nas espiras dos motores elétricos. Ao somar vetorialmente as potências ativas e reativas tem-se a potência total.
O medidor de energia elétrica mede apenas a potencia ativa, já que seu principio de funcionamento se baseia na medição de tensão e corrente, semelhante à um multímetro. Para tanto, se o fator depotencia for muito baixo, haverá uma grande dissipação de potencia reativa que não será medida pelo medidor. Em instalações residenciais, onde as cargas indutivas e capacitivas são pequenas, isso não costuma acontecer. Mas em instalações industriais, isso às vezes constitui um problema, sendo às vezes necessário a instalação de bancos de capacitores para aumentar o fator de potência e diminuir apotência reativa do circuito.

Qual o menor valor de referência para o fator de potência estabelecido pela ANEEL?
    Não existe um valor estabelecido pela ANEEL, mas Conforme legislação brasileira, o fator de potência deverá ter como limite mínimo o valor de 0,92. Caso ocorra valores menores o consumidor será penalizado.

Suponha que um sistema monofásico industrial possua uma demanda de...
tracking img