Atps de fisíca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipos de Comutação

A palavra comutação, em uma rede de comunicação, significa alocar, isto é, dividir (um período de tempo ou uma porção de trabalho) compartilhar entre usuários os recursos da rede para possibilitar a transmissão de dados pelos diversos dispositivos conectados. Existem duas maneiras básicas descritas abaixo para realizar a comutação.

Comutação por Circuito:
Trata-se de umatécnica na qual a rede assegura um circuito dedicado entre emissor e receptor, a comunicação é constituída por três fases características:
• Estabelecimento do circuito físico
Nesta fase a rede, mediante o endereço de destino une sucessivos circuitos desde o nó de origem até chegar ao nó de destino.
• Transferência de dados
Depois de estabelecido o circuito físico através da redeos dois nós podem comunicar como se existisse uma linha dedicada a unir os dois.
• Terminação do circuito
Por ordem de um dos nós o circuito é desativado, libertando os recursos ocupados na rede.

O circuito dedicado pode ser composto por enlaces físicos dedicados, canais de freqüência ou canais de tempo.
A comutação de circuitos físicos é uma técnica bem simples, usada, por exemplo,nas redes telefônicas publicas, tendo algumas características que interessa destacar:
• Existe um atraso inicial para o estabelecimento do circuito físico.
• Depois de estabelecido o circuito físico a transferência de dados é feita a uma taxa constante, sem atrasos assinaláveis nos nós intermédios.
• Quando dois nós estão em comunicação encontram-se totalmente inacessíveis paraterceiros.
• A gestão dos recursos pela rede é muito deficiente: os recursos necessários à comunicação ficam reservados durante toda a comunicação, independentemente da utilização que tiverem.
• Sob taxas de utilização muito elevadas a rede pode simplesmente recusar o estabelecimento do circuito por falta de recursos.
A vantagem da comutação de circuito reside na sua capacidade segura: umavez que o circuito é estabelecido nenhuma outra atividade de rede poderá reduzir a capacidade do circuito, o atraso existe apenas na fase de estabelecimento da conexão e há garantia de que as informações serão transmitidas. Como desvantagem, o desperdício de banda em períodos de silêncio, probabilidade de bloqueio quando os circuitos estão ocupados em um instante e o fato da comutação ser feitausando um fluxo de taxa de transferência constante.

Comutação por Pacote:

A comutação por pacotes não exige o estabelecimento de um circuito dedicado para a comunicação, o que implica menores custos com meios físicos. Esse modelo utiliza a ideia da fragmentação de dados em partes discretas, que são denominados pacotes ou frames e possuem restrições quanto à quantidade de informação a enviar decada vez. Os pacotes podem ser enviados através de duas maneiras:

Com ligação ( Circuitos Virtuais): que utiliza alguns princípios da comutação de circuitos, mas o circuito é meramente lógico, onde é estabelecido um caminho por onde todos os pacotes devem seguir, oferecendo a garantia de entrega dos pacotes de uma forma ordenada;

Sem ligações (Datagramas): onde os pacotes são enviados porcaminhos diferentes, oferecendo flexibilidade e robustez na transmissão de dados, sendo necessário reorganizar os pacotes devido ao fato de chegarem desordenados ao destino.

É muito usada atualmente em serviços com sessões interativas, transferência de arquivos e e-mail (internet em geral).

As grandes vantagens da comutação por pacotes são: melhor uso do meio de transmissão, pode não havertempos de estabelecimento e desconexão de circuitos (datagramas), os erros não precisam chegar ao terminal para serem recuperados, possibilidade de armazenar pacotes (transmissão e recepção assíncronos), alteração de encaminhamento em caso de congestionamento, possibilidade de aceitar pacotes em situações de trafego intenso com posterior envio.

Entretando há congestionamentos excessivos (choque...
tracking img