Atps de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
POLO REPUBLICA 7224
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
NÁBIA MASSAROTO DA SILVA

BELÉM/PARÁ
09/2012
Podemos observa tudo o que nos cerca de diversas maneiras e o modo como educação é transmitida pode colabora de um jeito significativo para uma observação mais crítica do mundo.
Para Aranha (2006), a filosofia é muito além deum conhecimento do tipo do senso comum ou da ciência. Ela coloca em questão aquilo que para a maioria parece se indiscutível, seja por terem certezas ou por não terem o que questionar e/ou por estarem acostumado com aquilo que para eles é notório. Por isso, o filósofo tem um outro olhar sobre os assuntos já discutidos pela religião, ciência etc., pois ele questiona o que é convencional sem colocaro seu saber acima de todos.
A reflexão, ato de estrema importância para a compreensão da sociedade e do mundo em que se vive, segundo a mesma autora é voltarao próprio pensamento, retornar a si mesmo e questionar aquilo que se conhece. Desse modo podemos construir uma sociedade mais crítica que possa refletir sobre os valores que são transmitidos e aqueles que emergem nesta nova sociedade,valores estes que deverão aprender a conviver com suas limitações, oposições, igualdades e divergências, uma vez que vivemos em uma sociedade multicultural onde cada ser nasce dentro de um sistema já estabelecido e dele recebe valores que pode ser a língua, o jeito de se alimentar, as relações sociais, enfim... a condição humana resulta, pois, da assimilação de modelos sociais, no qual está inserido. Ea partir do momento que este sujeito faz parte de um sistema educacional o professor deve mostrar como a interface das teorias filosóficas e o raciocínio pode ajudar a melhorar a compreensão da sociedade em que vivemos.
Apesar da disciplina de Filosofia ter grande importância para a formação de sujeitos reflexivos esbarramos ainda hoje nas dificuldades de implementação desta disciplina nocurrículo escolar muitas vezes pela falta de professores qualificados, pois o que se observa é a introdução de professores graduados em outras áreas da licenciatura para lecionar Filosofia e a má aceitação da disciplina por parte dos alunos e até mesmo pela maneira que ela é explanada nas salas de aula.
Para o filósofo Desidério Murcho a disciplina de Filosofia se distingue da maior parte dos conteúdosestudados por não apresentar vastos conceitos pré-estabelecidos, pois a Filosofia deixa em aberto um grande número de questionamentos, uma vez que os resultados das discursões dos diferentes filósofos não são consensuais, o que não diminui seu valor cognitivo ou social, sua seriedade no âmbito educacional ou ainda sua importância existencial.
Por não ser uma disciplina empírica e sim especulativaseu ensino se torna cada vez mais difícil nas salas de aula, pois as instituições estão apenas preparadas para transmitir um conhecimento previamente pronto fazendo com que os alunos possam compreendê-los e aplicá-los o que se torna altamente complexo no ensino da Filosofia por esta não ter resultados substanciais amplamente consensuais.
Na compreensão de Desidério Murcho ensinar filosofia ébuscar maneiras do aluno compreender os problemas, teorias e argumentos tal como surgem ao longo da história da disciplina e saber discuti-los, pois filosofar é isso. E o professor pode estimular o estudante a pensar por si a partir do momento que proporcionar a ele momentos de reflexão perguntando-lhes quais suas ideias e concepções sobre determinado assunto e lhe prestando ajuda por meio deinstrumentos que possam ajudá-lo a filosofar de maneira mais sofisticada e não sendo meros optativos do senso comum.
Não podemos deixar de discutir também sobre a infraestrutura e a interação na sala de aula que vem mudando ao longo de alguns anos conforme dados do censo escolar 2010 as estatísticas mostraram que 39,37% das escolas brasileiras já possui laboratório de informática, 60,45% tinham...
tracking img