Atps de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1° RELATÓRIO DA ETAPA 1
O mundo se divide em duas realidades: a sensível, que se percebe pelos sentidos, e a inteligível (o mundo das ideias). O primeiro é o mundo da imperfeição e o segundo encontraria toda a verdade possível para o homem. Assim o ser humano deveria procurar o mundo da verdade para que consiga atingir o bem maior para sua vida. Quando aplicada em sala de aula, talalegoria resulta em boas reflexões. A tendência é a elaboração de reflexões aplicadas a diversas situações do cotidiano, em que o mundo sensível é comparado às situações como o uso de drogas, manipulação dos meios de comunicação e do sistema capitalista, desrespeito aos direitos humanos, à política, etc. Ao materializar e contextualizar o entendimento desse mito é possível debater sobre o resgate devalores como família, amizade, direitos humanos, solidariedade e honestidade, que podem aparecer como reflexões do mundo ideal.
O ser humano tem participação interessante tanto no mundo sensível, como no mundo ideal ao longo da sua curta história, o homem tem procurado explicações sobre quem é -- e tem se acreditado o favorito de algum deus – sobre o que é -- e tem se acreditado um sistemacomplexo de músculos, ossos, nervos e humores –- sobre como é -- e tem se acreditado uma anatomia com vontade -- e, sobretudo quanto pode -- tem se acreditado sem limitações à sua vontade e ambição. Na procura de entender quem é o que é como é o homem constrói história, religião, ciência, arte. E na explicação do quanto pode, concebe o poder. Essas explicações determinam a construção de modos decomportamento e de modos de conhecimento. Os seres humanos não conseguem viver isoladamente. No decorrer de nossas vidas, vamos desenvolvendo uma série de habilidades para nos relacionar com o mundo que nos cerca. Assim formamos o nosso jeito de ser, nos desenvolvemos intelectualmente e aprendemos a viver com outras pessoas, das quais necessitamos para concretizar nossos projetos. A "descoberta" do mundoexterno começa na família. A família é o primeiro grupo do qual cada um de nós participa. Depois, vem à escola. Esses dois grupos sociais influenciam bastante nossas vidas. Daí a importância deles na formação das pessoas. Desde o nosso nascimento, várias pessoas passam a fazer parte de nossas vidas e com elas vamos desenvolvendo muitos tipos de relações. Relacionamo-nos por amizade, por motivos deestudo, para participar de associações de diversos tipos (moradores de um bairro ou de um condomínio; um clube), para desenvolver atividades profissionais, etc. A vida social ajuda a pessoa a ter objetivos e nunca se sentir totalmente sozinho. Por exemplo, quem tem vida social, sai mais de casa, convive com outras pessoas e alguma vez luta por algo em comum, isso torna a vida da pessoa e seu diaa dia agitado, sua cabeça nunca está vazia e faz com que a pessoa sinta que faz parte do mundo e quem outras pessoas com quem pode contar, melhorando assim até o seu humor, que na maioria das vezes a faz mais feliz.
Tudo depende do conhecimento do ser humano é nele que se estabelece o sujeito que conhece ou deseja conhecer e o objeto a ser conhecido ou que se da a conhecer. O conhecimentoserve para o crescimento do ser humano na terra, ou para o bem ou para o mal por isso o conhecimento de torna muito importante para sabermos qual o verdadeiro sentido de nos tornarmos cidadãos. Ser cidadão é ter direito a vida, a igualdade direito de ir e vir e também cumprir seus deveres. “Ser cidadão é saber viver em sociedade, estando ciente dos anseios comuns. É participar ativamente dasdecisões de sua comunidade, influenciar modos de vida de maneira positiva ao seu redor, exercer os direitos constitucionais adquiridos e lutar pelos que virão. É preservar o meio ambiente, a natureza, os animais, os seus semelhantes, os opostos. É ser solidário, é ser político, é ser flexível, decidido e, sobretudo, estar consciente de todas as atitudes tomadas em prol da sociedade.” Quando se tem...
tracking img