Atps de etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ética e Relações Humanas no Trabalho
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Turma 01 – Semestre 01















Belo Horizonte – Minas Gerais
Junho/2012

Daiana Da Conceição Gonçalves - RA: 4351756656
Daniel das Dores Lage Soares Sette -RA: 4300066926
Kenia Mendes Sobral - RA: 4300066928
Leonardo Augusto - RA: 4704894455
Willam Elias Querino - RA: 1299836450Ética e Relações Humanas no Trabalho
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Turma 01 – Semestre 01





Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Ética e Relações Humanas no Trabalho do Curso de Tecnologia em Marketing do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do professor-tutor presencial Adriana Oliveira.RESUMO

Este trabalho tem por objetivo a apresentação de um mapa conceitual abordando os principais conceitos ligados à ética e relações humanas no trabalho, que foram tema de estudo ao longo da disciplina, como também a aplicação destes conceitos na profissão de tecnólogo de logística. Objetivamos também assimilar profundamente os conceitos éticos de modo a sermos capazes de lidar de maneiracorreta e justa com as diversas situações que possam ocorrer em nosso cotidiano tanto no trabalho e como na vida pessoal.

Palavras chave: Ética; Mapa Conceitual; Relações Humanas; Trabalho.





















ABSTRACT

This paper aims to present a concept map with the key concepts related to ethics and human relations at work, which were the subject of study over thecourse, but also the application of these concepts in the profession of logistics techie. Also aimed to assimilate deeply ethical concepts in order to be able to deal properly and fairly with the various situations that may occur in our daily lives both at work and personal life.

Keywords: Ethics, Concept Map, Human Relations, Work.





















Belo Horizonte – MinasGerais
Junho/2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 6

1 ETAPA 1 7

2 ETAPA 2 8
2.1 SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE ÉTICA, MORAL E LEI 8
2.2 COMPARAÇÕES ENTRE ÉTICA, MORAL E LEI 9

3 ETAPA 3 11
3.1 POR QUE A ÉTICA NOS NEGÓCIOS? 11
3.2 QUAIS OS BENEFÍCIOS QUE UMA EMPRESA OBTÉM ATRAVÉS DA ÉTICA NOS NEGÓCIOS? 11
3.3 É POSSÍVEL QUE AS EMPRESAS ÉTICAS CONSIGAM OBTER LUCROS COM ESSA PRATICA? 11
3.4FORD É RECONHECIDA COMO UMA DAS EMPRESAS MAIS ÉTICAS DO MUNDO 12
3.5 ÉTICA E VALORES NAS EMPRESAS: EM DIREÇÃO ÀS CORPORAÇÕES ÉTICAS 12
3.5 PHILIPS É ELEITA UMA DAS EMPRESAS MAIS ÉTICA DO MUNDO 13

4 ETAPA 4 14

CONSIDERAÇÕES FINAIS 16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

INTRODUÇÃO

Quando falamos do conceito de ética as pessoas costumam confundir o seu significado, entendendo que se tratade “moral”. Esse entendimento, no entanto, não deve ser considerado como estranho, pois, na ao longo da história, essas duas palavras têm o mesmo significado. O termo “ético” vem do grego “ethos”, que por sua vez, tem seu correlato no latim “morale”, possuindo o mesmo significado. Podemos então concluir que ética e moral são palavras sinônimas, mas os significados são diferentes.
Moral é umconjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade. Essas normas são desenvolvidas ao longo da vida do homem através da educação, pela tradição e pelo cotidiano. Durkheim definia moral como a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior a própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório.
Por sua vez, ética é algo que está relacionado à natureza, ou seja, as pessoas já nascem queela. É a diferenciação do certo e do errado. Como roubar, matar ou difamar.
Este trabalho acadêmico é o resultado de algum dos diversos processos ligados à produção e transmissão de conhecimento executados nas instituições ensino, pesquisa e extensão, formalmente reconhecidas para o exercício dessas atividades. As finalidades do trabalho acadêmico podem se resumir em apresentar, demonstrar,...
tracking img