Atps de estrutura e organização da educação brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 9 (2181 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera Uniderp
Curso: Pedagogia
Professor: Djalma Damasceno
Professora Presencial: Katiana Farina
Disciplina: Estrutura e Organização da Educação Brasileira
Alunos: Kaira Taline Ra 382399
Helio Julio Ra 381151
Pólo: Itaquiraí
1º Semestre

Narrativa Kaira

Introdução

O trabalho aquiapresentado, retrata o sistema de ensino no Brasil juntamente com o os sistemas de ensino. Que são os Sistemas Federais, Estaduais e Municipais, esses sistemas de ensino tem pontos em comum, mas cada um compreende um tipo de ensino.

A estrutura da educação acontece pelas leis da LDB que deixam claro as normais que devem ser seguidas. Mas que infelizmente nem sempre são levadas em conta, um poucopor falta de conhecimento de educadores e também pela falta de estrutura da educação.

No decorrer do trabalho veremos alguns pontos que nos deixam declara o porque a educação não tem ainda um sistema competente e qualificado e mostraremos o papel de cada sistema de ensino na vida do ser humano.

Relatório individual sobre a Estrutura do Sistema de Ensino no Brasil
O sistema de ensinofederal, estadual e municipal, possui pontos em comum: Normas de procedimento, conteúdos, métodos elaborados, diretrizes, idéias e projetos, mesmas intenções para o projeto.
As condições no setor público degradaram-se nos últimos anos, educadores e outros funcionários da educação estão cada vez mais desanimados. Pois tem péssimas condições de trabalho, remuneração ruim, pouca capacitação, falta deconhecimentos básicos destinados a educação.
A estrutura e o funcionamento da educação deveriam seguir as normas da LDB. De acordo com as leis a União, Estado, o Distrito Federal e os Municípios se organização pela colaboração dos seus sistemas de ensino. A União passou a organizar o sistema federal de ensino e dos territórios, financiando instituições públicas e federais de ensino dando assistênciade ensino por igual a todos.
O sistema municipal compreende o ensino fundamental, médio e educação infantil é mantido pelo poder público municipal junto com a iniciativa privada, o sistema federal compreende o ensino mantido pela União o ensino superior que e mantida também pela iniciativa privada e órgãos Federais de educação, o sistema de ensino dos estados e do Distrito Federal compreendeinstituições mantidas pelo poder público estadual e o Distrito Federal e também pela iniciativa privada.
O estado e o município criaram formas de colaborar na organização do sistema com uma forma de assegura o ensino obrigatório.
A educação brasileira passa por testes definidos como “indicadores externos” algumas dessas provas são o ENEM, ENADE, Prova Brasil, PISA E SARESP, essas provas tem odesafio de avaliar os alunos e encontrar os problemas estruturais do sistema para assim fazer a melhoria na educação. Mesmo assim o Brasil ainda não tem um sistema de ensino competente e qualificado, mas existem explicações para esta falta de organização. Falta de professores capacitados, descrição de classes sociais, a cultura do país e abandonada e mal direcionada e acaba sendo usada a de outrospaíses .

Esses fatores causam impactos na educação. Mesmo com as pesquisas da LDB sempre existira duvidas de como interpretar as normas jurídicas, então cabe ao bom educador abrir caminhos para uma educação completa. O sistema educacional tem que formar “homens” que conheçam as necessidades dos acontecimentos e seja um cidadão critico e participativo capaz de transformar o meio em que vive com aeducação.

Considerações Finais

Este trabalho mostrou os sistemas de ensino Federal, Estadual e Municipal o tipo de ensino que cada um tem, as ajudas que eles recebem, como eles funcionam.
Falou também da estrutura e o funcionamento da educação, e que em muitos lugares tem se degradado pois os salários dos professores e ruim as qualificações dos educadores...
tracking img