Atps de estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Espero com a realização deste, possa apresentar ao leitor métodos para analise e avaliação de dados estatísticos, a fim e facilitar na tomada de decisão

Resumo- Etapa 01
A ciência estatística, é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, analise e interpretação de dados e para utilização dos mesmos na tomada de decisões.
E teveorigem desde a antiguidade, onde os povos já resgistravam o numero de habitantes, nascimentos e óbitos. Já na Idade media colhiam informações, geralmente com finalidades tributarias ou bélicas ( guerra). Apartir do século XVI, começaram a surgir as primeiras analises sistemáticas de fatos sociais, como batizados , casamentos, funerais, originando as primeiras tabelas e números relativos.
No séculoXVIII o estudo de tais fatos foi adquirindo, aos poucos feição verdadeiramente cientifica. Godofredo Anchewall batizou a nova ciência como método de estatística. As tabelas ficam mais complexas, surgem as primeiras representações gráficas e os cálculos de probalibilidades. A estatística deixou de ser uma simples catalogação de dados numéricos para se tornar o estudos de como chegar a conclusõessobre o todo, partindo da observação de partes desse todo.
Metodo Estatistico
Metodo Cientifico
É o conjunto de meios dispostos para atingir uma determinada meta. Entre eles destacam-se o método experimental e o estatístico.
Metodo Experimental:
Consiste em manter todas as causas, enos uma, e varias esta causa de modo que o pesquisador possa cobrir seus efeitos, caso existam. Este método é maisutilizado no ramo da física e química.
Metodo Estatistico:
Diferente do método experimental, no método estatístico muitas das vezes temos que descobrir fatos em um campo que o método experimental não se aplica (ciências sociais), pois os vários fatores que afetam o fenômeno em estudo não podem permanecer constantes.
Organização de dados estatísticos
Fases do método estatístico:
• Definição doProblema;
Primeiramente, devemos saber onde queremos chegar, definindo aquilo que pretendemos pesquisar.
• Coleta de Dados

Coleta Direta
É quando é feita sobre elementos informativos de registro obrigatório tais como nascimentos, casamentos e óbitos, importação e exportação de mercadorias e etc, ou quando os dados são coletados através do próprio pesquisador através de inquéritos ouquestionamentos.
Podem ser Classificados como:
Continua- Quando é Feita continuamente , tal como nascimentos e óbitos;
Periodica- Quando é feita em intervalos Constantes de tempo, como os censos;
Ocasional- Quando é feita expontaneamente, a fim de atender a uma emergência, como no caso de epidemias.
Coleta Indireta
Quando é feita por deduções a partir dos elementos conseguidos ataves da coletadireta, por analogia, por avaliação de indícios ou proporcionalização.
• Critica de Dados
Os dados obtidos, devem ser cuidadosamente criticados, á procura de possíveis falhas ou imperfeições, a fim de não ocorrer erros que possam influenciar nos resultados.
• Apuração dos Dados
Nada mais é do que a soma e o processamento dos dados obtidos. É a transformação e tabulação dos dados.
• Apresentaçãodos Dados
Por mais diversa que seja a finalidade que se tenha em vista, os dados devem ser apresentados sob forma adequada.
Há duas Formas de apresentação, a Apresentação tabular, ou seja é uma apresentação numérica dos dados em linhas e colunas distribuídas de modo ordenado. E a Apresentação Grafica dos dados numéricos, que constitui numa apresentação geométrica permitindo uma visão rápida eclara do fenômeno
• Analise dos Resultados
É a ultima fase do trabalho estatístico, consiste em tirar conclusões dos resultados obtidos.
Variaveis
É o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno. E podem ser:
• Qualitativa- Quando seus valores são expressos por atributos tais como sexo (feminino/ Masculino), Cor da Pele (Branco/Preto/Amarelo).
• Quantitativa- Quando seus valores são...
tracking img