Atps de empreendedorismo etapa 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Passo 1

Pesquisa sobre Identificação de Oportunidades para Empreendimentos

A abertura de empresas tem uma grande importância na sociedade em que vivemos, pois gera diversos benefícios como empregos e riquezas para o país. Diferente do que muita gente pensa, uma ideia de negocio não significa uma oportunidade de negocio. Uma ideia somente se transforma em oportunidade quando seu propositovai ao encontro de uma necessidade de mercado. Ou seja, quando existem potenciais clientes. Uma oportunidade também tem seu tempo, isto é, seu momento correto. Por exemplo, um produto que num primeiro momento traduz o aproveitamento de uma grande oportunidade, um ano depois pode estar ultrapassado e não ser mais lembrado pelos consumidores. Na pratica, esta postura significa participar de variasatividades como feiras, exposições e eventos relacionados ao setor de negócios no qual a empresa atua procurar ler revistas do segmento, participar de reuniões e encontros em associações, conversar com os concorrentes, clientes, empregados, fornecedores e empresários de outros setores. Procurar compreender as tendências de mercado, situações econômicas, politicas, sociais etc. Este hábito se constróicom o tempo e ajuda o empreendedor a ter muitas ideias. Quando uma dessas ideias resulta na constatação de uma oportunidade, a empresa tem um momento especial para transformar todo o seu potencial em “ouro”. Nos dias de hoje, o novo fica velho mais rápido do que antigamente. Isto é, os consumidores sempre estão esperando que algo novo seja oferecido a eles.
Em uma empresa, todos devem colaborarpara a identificação de novas oportunidades de negócio.
Uma oportunidade deve ser bem caracterizada antes da realização do investimento.
Permanecer no mercado é estar atento às oportunidades e agir corretamente para aproveita-las.
Podemos então dizer que para uma empresa ter chances de permanecer no mercado ela deve:

• DETECTAR UMA OPORTUNIDADE
• AVALIAR SUA VIABILIDADE
• ORGANIZAR-SE DEFORMA A OFERECER UM PRODUTO/SERVIÇO COERENTE COM ESTA OPORTUNIDADE
• ACOMPANHAR OS RESULTADOS


Referências Bibliográficas:
DRUCKER, P. F. Innovation and entrepreneurship. Harper Collins Publishers, 1986.
FILION, L. J. et al. Boa ideia! E agora? Cultura Editores Associados, 2000.
SEBRAE-SP Sobrevivência e Mortalidade das Empresas Paulistas de 1 a 5 Anos, disponível em www.sebraesp.com.br/pesquisa/index.asp, maio de 2002.
SHARMA, P. et al. The Harvard Entrepreneurs Club guide to starting your own business. John Wiley & Sons, 1999.
TIMMONS, J. A. Opportunity recognition. In: BYGRAVE, W. The portable MBA in entrepreneurship. 2ª ed. John Wiley & Sons, 1997.

Passo 2
Definições do negócio
• Qual mercado ela atende?
Nossa empresa atende as grandes indústrias. Com o surgimento dareciclagem, vários tipos de produtos passaram a serem reciclados, criando desta forma novas atividades, estas que atualmente geram um faturamento 1,3 bilhões de dólares anuais no Brasil, e que poderá chegar a 5,9 bilhões nos próximos anos. A partir disto, presume-se um mercado bastante promissor e ainda pouco explorado. Aproximadamente 98% da produção nacional de latas consumidas foram recicladasem 2010. Na reciclagem de latas de alumínio para bebidas, em 2010, o País reciclou 239,1 mil toneladas de sucata, o que corresponde a 17,7 bilhões de unidades, ou 48,5 milhões por dia ou 2 milhões por hora. As empresas produtoras de latas e tampas estão presentes em nove estados brasileiros. As fábricas de corpos estão em Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sule São Paulo, Mato Grosso. As tampas são produzidas em Pernambuco, Sergipe e Bahia.
• Qual o retorno econômico que ela proporcionara?
Some todos os valores para ter uma noção do tamanho total do projeto e descobrir se as entradas superam as saídas. Se for positivo, resta saber se o valor que sobra compensa o valor aplicado.
Para iniciar o seu negócio, você precisará de:
Uma mini usina...
tracking img