Atps de economia 2 anhanguera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO: ADMINISTRAÇÃO (2ºB)
CIÊNCIAS CONTÁBEIS (2ºB)

PROFESSOR: RINALDO COMISSO

TÍTULO DO TRABALHO:
ATPS DE ECONOMIA
(DESAFIO 1 E ETAPAS 4 E 5)


NOMES: RA:

ETAPA 4

INTRODUÇÃO

O mercado é o local onde se encontram os vendedores e compradores de determinados bens e serviços.Antigamente, a palavra mercado tinha uma conotação geográfica que hoje não mais subsiste, uma vez que os avanços tecnológicos nas comunicações permitem que hajam transações econômicas até sem contato físico entre o comprador e o vendedor, tais como nas vendas por telefone e/ou Internet.
Lei da Oferta e da Demanda, é a lei que estabelece a relação entre a demanda de um produto - isto é, a procura -e a quantidade que é oferecida, a oferta. A partir dela, é possível descrever o comportamento preponderante dos consumidores na aquisição de bens e serviços em determinados períodos, em função de quantidades e preços. A estabilização da relação entre a oferta e a procura leva, em primeira análise, a uma estabilização do preço. Uma possível concorrência, por exemplo, pode desequilibrar essasrelações, provocando alterações de preço.
Ao contrário do que pode parecer a princípio, o comportamento da sociedade não é influenciado apenas pelos preços. O preço de um produto pode ser um estímulo positivo ou negativo para que os consumidores adquiram os serviços que necessitam, mas não é o único.
Existem outros elementos a serem considerados nesta equação, entre eles:
* Os desejos enecessidades das pessoas;
* O poder de compra;
* A disponibilidade dos serviços - concorrência;
* Existência de produtos complementares ou substitutos;
* A capacidade das empresas de produzirem determinadas mercadorias com o nível tecnológico desejado.
Da mesma forma que a oferta exerce uma influência sobre a procura dos consumidores, a freqüência com que as pessoas buscam determinadosprodutos também pode aumentar e diminuir os preços dos bens e serviços.

DESENVOLVIMENTO

CONCEITO DE DEMANDA

Demanda é a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo.

-demanda é um desejo e não a realização do desejo
-é necessário que o indivíduo esteja capacitado a pagar por este bem
-a demanda tende a maximizar a quantidade.Elementos que influenciam a demanda do consumidor

* O preço do bem
* A renda do consumidor

NOTÍCIA

Supermercados apostam na venda de cerveja
por Valor Online, 10/08/09
Cinco frentes frias, recordes de frio e índice pluviométrico quatro vezes acima da média histórica de chuva. Esse foi o mês de julho no Sul, região Sudeste e também Mato Grosso do Sul e no Nordeste do país. Osétimo mês do ano - que tradicionalmente é o pior para o comércio de cervejas - desta vez foi ainda pior. Mas o varejo espera aumentar as vendas nesta semana, com o maior movimento esperado devido ao Dia dos Pais, no domingo. Em vários Estados, é comum comemorar a data com churrasco. E carne na brasa pede cerveja.
"Os supermercados venderam um volume 10% menor do que em relação ao mês de julho do anopassado, que foi mais seco. Em relação a junho, a queda foi de 15%", diz o vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Martinho Paiva Moreira. A entidade representa cerca de 1.100 super e hipermercados no Estado.
Na rede de supermercados de bairro Econ, com 46 lojas em São Paulo, a retração foi ainda maior: 25% em relação a julho de 2008. "Quando chove e faz frio ninguém compracerveja", explica o presidente da rede, Emílio Bueno.
Para compensar parte do que não foi vendido, os supermercados estão apostando na cerveja até como presente para o Dia dos Pais.
No Grupo Pão de Açúcar, a meta é vender de 15% a 20% mais que na semana do Dia dos Pais de 12 meses atrás. O "pulo do gato" são os kits com cervejas e taças montados pelas fabricantes especialmente para a...
tracking img