Atps de contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]





UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
CIÊNCIAS CONTÁBEIS



Pólo São Caetano do Sul - SP














DISCIPLINA TEORIAS DA CONTABILIDADE






DESAFIO DE APRENDIZAGEM


Turma – 1º Semestre














São Caetano do Sul - SPNovembro / 2012








Desenvolver relatórios de teorias da contabilidade


DESAFIO DE APRENDIZAGEM


Turma – 1º Semestre






Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de TEORIA DA CONTABILIDADE do Curso de CIÊNCIAS CONTABEIS do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-UNIDERP,sob a orientação da Profa. Ma. Juliana Leite Kirchner, professor-tutor presencial  Luciana Vaz Amador e professor-tutor virtual Simone Garrucho.








São Caetano do Sul - SP


Novembro/ 2012





RELATÓRIO: Teoria da Contabilidade
ETAPA 1
A contabilidade iniciou-se da necessidade em que produtores rurais, donos de terras e comerciantestinham em contabilizar seus patrimônios. Os comerciantes nos seus atos de troca, já não eram mais capazes de memorizar seus bens, surgindo então à necessidade dos primeiros registros, pois os pagamentos eram feitos a vista, para que soubessem quem já havia pagado ou não, empregavam-se ramos de arvore assinalados, com a invenção do papel e da pena de escrever pelos Egípcios Antigos tudo se tornoumais fácil, tornando possível que fossem feitos registros de lançamentos por escrito, o que facilitava na contagem dos bens de consumo e de produção.
Na época os romanos começaram a aprimorar os lançamentos, onde já tinham receita de caixa, mostrando se havia tido lucro, prejuízo, lançamentos das despesas, como salários. A contabilidade se resume em quatro períodos:
Contabilidadedo mundo antigo – A contabilidade nesta época já se baseava em patrimônios, que se resumiam em rebanhos, metais e escravos, a forma em que eram feitos os registros era o de efetuar gravações ou outros métodos alternativos, nesta época também já era feito o inventario para controle do patrimônio. Este método de contabilidade se estendeu por vários séculos.
Na Bíblia há interessantes relatosbíblicos sobre controles contábeis, um dos quais o próprio Jesus relatou em Lucas capítulo 16, versos 1 a 7: o administrador que fraudou seu senhor, alterando os registros de valores a receber dos devedores. Houve um homem muito rico, de nome Jó, cujo patrimônio foi detalhadamente inventariado no livro de Jó, capítulo 1, verso 3. Depois de perder tudo, ele recupera os bens, e um novo inventário éapresentado em Jó, capítulo 42, verso 12.
Contabilidade do mundo medieval – especificamente na Itália eram feitos estudos de matemática, peso, medidas, câmbio, etc... O que lhes permitiam um conhecimento melhor na parte financeira, este foi chamado de “Era Técnica”, devido as grandes invenções.
Contabilidade do mundo moderno – Neste período ocorreram três grandes importanteseventos; em 1453 os turcos tomam Constantinopla, o que fez com que grandes sábios bizantinos emigrassem, principalmente para Itália; em 1492 é descoberta a America e, em 1500, o Brasil, o que representava um enorme potencial de riquezas para alguns países europeus; em 1517, ocorreu a reforma religiosa; os protestantes, perseguidos na Europa, emigram para as Américas, onde se radicaram a iniciaram novavida. A sociedade pratica a contabilidade há muito tempo, o momento mais lembrado é no ano de 1494, o frei Luca Pacioli (Ilustre Matemático da Época) que escreveu o” Tratactus de Computis et Scripturis”, o Método das Partidas Dobradas é proposto como uma técnica de controle patrimonial, onde a teoria contábil do débito e do crédito   deu ênfase a teoria dos números positivos e negativos. A busca...
tracking img