Atps de contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Universidade Anhanguera UNIDERP – Polo 4092
Curso de Bacharel em Ciências Contábeis – l o. Sem.

RA 3905879 - ALDERICO REIS TEIXEIRA FERNANDES
RA 389556 - CICERO DE OLIVEIRA LIMA
RA 397655 - HERBERT ALVES DA CRUZ
RA 394542 - MAURICIO FERNANDO ROCHA DA CRUZ

ATPS – TEORIA DA CONTABILIDADE

Tutor Presencial – Profº Luciano dos Santos
Tutora à Distancia – Profa.Ma. Juliana Leite Kirchner
Caxias – MA – Novembro/2012.



SUMÁRIO

1 – Introdução;
2 – A Origem da Contabilidade;
3 – Os primeiros sinais que evidenciaram a existência da Contabilidade na antiguidade;
4 – A evolução da Contabilidade desde os primeiros registros até as partidas dobradas;
5 – Qual o objetivo da Contabilidade?
6 – Quais seus principais usuários e suas necessidades?
7 –Quais as características qualitativas das demonstrações contábeis?
8 – Quadro Comparativo entre os princípios e postulados contábeis.
9 – Ativo, formas de avaliação do Ativo e Ativo intangível.
10- Passivo, Patrimônio Líquido e Contas de Reservas.
11- Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos.

01 - INTRODUÇÃO.

O presente trabalho tem por finalidade, apresentar de forma sintetizada aEvolução da Contabilidade, desde o seu surgimento no Brasil até as ultimas alterações, com relação às normas internacionais, enfatizando os impactos da alteração das Leis 6.404/76, 11.638/07 e 11.941/2009.
É claro que falar de contabilidade desde os seus primórdios, quando o homem ainda não sabia sequer somar ou escrever em duas ou dez ou mais paginas, sempre será pouco, pois a história deuma ciência que se evolui a cada dia que passa, em virtude da magia dos acontecimentos nacionais e internacionais parece ser algo assustador, mas, tratando-se de contabilidade, é possível, pois seus números são lançados diariamente e a qualquer momento , é possível argumentar toda e qualquer situação econômica, com balanços patrimoniais a razão pela qual uma empresa ou empreendedor se apresenta.Destarte, editaremos um trabalho que não tem o objetivo de ser um primor, mas, certamente servirá de base para os primeiros passos a serem dados pelo estudante de Ciências Contábeis, no sentido de compreender o que é Contabilidade na vida das Pessoas, das Empresas e nos Órgãos Governamentais.



2 - A Origem da Contabilidade.
A origem da Contabilidade está ligada anecessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comercio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.
A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eramseguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano de 2000 a.C.
À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples deaumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.
Foi o pensamento do futuro que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc.
Com o surgimento das primeiras administrações particulares aparecia a necessidade de controle, quenão poderia ser feito sem o devido registro, a fim de que se pudesse prestar conta da coisa administrada.
È importante lembrarmos que naquele tempo não havia o crédito, ou seja, as compras, vendas e trocas eram à vista. Posteriormente, empregavam-se ramos de árvore assinalados como prova de dívida ou quitação. O desenvolvimento do papiro (papel) e do cálamo (pena de escrever) no Egito...
tracking img