ATPS de Algoritimo e programação em DEV C++

890 palavras 4 páginas
Relatório 1 – Conceitos fundamentais de Programação

Noção de Algorítmo
A definição de Algorítmo pode ser dada como a especificação da sequência ordenada de passos que deve ser seguida para a realização de determinado objetivo.
Exemplo: Algorítmo para trocar o pneu do carro.

Passo 1: Pegar o macaco e o estepe no porta-malas do carro.
Passo 2: Levantar o carro usando o macaco;
Passo 3: Retirar o pneu furado;
Passo 4: Colocar o estepe em seu lugar;
Passo 5: Abaixar o carro;
Passo 6: Guardar o macaco e o pneu furado.

Pseudo Linguagem
A pseudo- linguagem , é uma maneira intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação de representar um algoritmo.Utiliza um conjunto restrito de palavras-chave, em geral na língua nativa do programador, que tem equivalentes nas linguagens de programação. Além disso , a pseudo-linguagem não requer toda a rigidez sintática necessária numa linguagem de programação, permitindo que o aprendiz se detenha na lógica dos algoritmos e não no formalismo da sua representação.

Estrutura de um Programa
A estrutura de um programa varia de acordo com a linguagem utilizada para programar. Porém, todas as linguagens se baseiam no mesmo propósito. O programa é constituído por um sequência de instruções que a máquina deve executar de acordo com o que o programador escreveu.
Um programa em C é composto por: Declarações de Variáveis, Constantes, Funções(sub-Programas), e função Main(Programa principal).

Tipos Primitivos para representação de Dados e variáveis
Os dados podem assumir cinco tipos básicos em C que são: char: Caracter: O valor armazenado é um caractere. Caracateres geralmente são armazenados em códigos (usualmente o código ASCII). int: Número inteiro é o tipo padrão e o tamanho do conjunto que pode ser representado normalmente depende da máquina em que o programa está rodando. float: Número em ponto flutuante de precisão simples. São conhecidos normalmente como números reais. double: Número em

Relacionados

  • analitica
    1294 palavras | 6 páginas
  • ATPS Alg.
    957 palavras | 4 páginas
  • Aula 01
    1805 palavras | 8 páginas
  • Ementa do curso de algoritmo
    2186 palavras | 9 páginas