Atps custos logisticos 1 e 2 etapa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 01

A logística gira em torno de custos. As maiores contribuições da logística para o dia a dia da empresa é o valor agregado aos produtos através do serviço que esta presta ao seu cliente, um exemplo é o prazo reduzido na entrega, mas saber onde está localizado o produto dentro de sua estrutura de armazenagem, fazer a entrega atendendo ao pedido de maneira rápida e precisa, permitindouma grande facilidade no momento que o pedido é originado, são os maiores destaques no que diz respeito a nível de serviço. Para que uma empresa se mantenha no mercado é necessário que esteja qualificada em termos de preços e o diferencial que a distingue dos concorrentes é o nível de serviço.
A logística tem a missão de ajudar empresas a melhorar seu nível de serviço reduzindo custo de operações.Os custos logísticos apesar de imperceptíveis em alguns casos estão inseridos dentro do contexto econômico no nosso país, existem vários itens que compõem os custos logísticos.
No Brasil o governo tem procurado desonerar das exportações os tributos nacionais permitido ofertarem preços competitivos no mercado internacional. Já no transporte de mercadorias das regiões produtoras até os portos oumesmos aeroportos internacionais onde existe o procedimento das alfândegas, tem o custo muito alto em razão de forte dependência das rodovias. Este custo alto diminui a competitividade dos produtos brasileiros em comparação aos países que tem a preocupação com o custo logístico e procuram a maneira mais econômica para escoar sua produção até os portos de seus países.
Segundo dados do (GEIPOT)Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes, o Brasil desperdiça cerca de US$ 70 milhões com o transporte desde as fazendas produtoras até os portos por caminhão.
O lucro liquido é decorrente das vendas, menos o custo das mercadorias vendidas, menos as despesas variáveis (impostos e comissões sobre as vendas), menos todas as despesas fixas (aluguel, água, luz telefone, salários, pró-labore,manutenção, despesas financeiras etc).

Estrutura de Custos

Custo Direto Variável
O custo direto variável representa os valores gastos diretamente com a aquisição das mercadorias para a venda, ou com a realização dos serviços vendidos.
Na atividade comercial é o custo da aquisição da mercadoria vendida;
Na Indústria é o custo de aquisição das matérias primas gasto na produção, mais o custo damão de obra direta envolvida no processo de fabricação;
Na prestação de serviços e o custo da mão de obra direta envolvida na realização do serviço, mais o custo dos materiais utilizados no serviço realizado.

Despesas Variáveis
Despesas variáveis são as realizadas em função das vendas realizadas. Essas despesas se caracterizam como um percentual sobre o valor das vendas efetivas. Exemplo:• Impostos sobre vendas
• Comissões sobre vendas
• Desconto do Cartão de Credito
• Etc.

Despesas Fixas
Despesas fixas são as despesas administrativas necessárias para adequado funcionamento da empresa, independentemente o valor das vendas. Exemplo:
• Aluguel, condomínio, IPTU
• Água, luz, telefone
• Salários Administrativos
• Etc.

Ponto de EquilíbrioPonto de equilíbrio é quando a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas. Onde não há lucro nem prejuízo.
É dividido em ponto de equilíbrio em valores, onde as despesas fixas são dividas em percentual pela margem de contribuição, no em quantidades as despesas fixas são divididas pelo valor da margem de contribuição.

Margem deContribuição
Margem de Contribuição é valor ou percentual que sobra das vendas menos o custo direito variável e as despesas varáveis. Representa o quanto a empresa tem para pagar as despesas fixas e gerar o lucro liquido.

Formação do Preço de venda
O preço de venda de venda deverá cobrir o custo direto da mercadoria, produto, serviços, as despesas variáveis (impostos, comissões etc.) as...
tracking img