Atps custos logísticos etapa 1 e 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 1

A importância da Gestão Estratégica de Custos Logísticos

A concepção logística de agrupar conjuntamente as atividades relacionadas
ao fluxo de produtos e serviços para administrá-las de forma coletiva é uma
evolução natural do pensamento administrativo. As atividades de transporte,
estoques e comunicações iniciaram-se antes mesmo da existência de um comércio ativo entre regiõesvizinhas. Custos logísticos são um fator-chave para estimular o comércio. O comércio entre países e entre regiões de um mesmo país é freqüentemente determinado pelo fato de que diferenças nos custos de produção podem mais do que compensar os custos logísticos necessários para o transporte entre as regiões. A relevância da logística é influenciada diretamente pelos custos associados à suasatividades. O aumento do comércio internacional indica que a especialização do trabalho continua acontecendo numa escala mundial. À medida que estes problemas puderem ser solucionados, todos poderão beneficiar-se de mercadorias de melhor qualidade e menor custo. Grandes esforços já foram feitos para o desenvolvimento de sistemas logísticos mais e mais eficientes.

O processo de Armazenagem Logística

Oobjetivo principal do presente trabalho é analisar as consequências práticas do trade off da gestão logística, no que diz respeito a decisões de armazenagem e o processo decisório relacionado aos custos envolvidos nessa atividade. Gerando um framework que auxilie as decisões entre realizar investimentos em ativo imobilizado na forma de instalações de armazenagem e a terceirização dessa operaçãopor operadores logísticos. A armazenagem possui um aspecto de elevada consideração no processo de negócios junto ao mercado, pois assimila uma parcela significativa dos custos logísticos na cadeia de suprimentos. Serão mostrados os aspectos envolvidos no processo de decisão e as ações diretas e indiretas na qualidade do nível de serviço oferecido aos clientes, onde no primeiro caso temos a reduçãode transações de impostos, deslocamento e coordenação. No segundo, redução de investimentos em ativos, qualidade de serviços, e o direcionamento do foco na atividade central do negócio, maior flexibilidade operacional e maximização de retornos sobre os
investimentos.

Basicamente os custos de armazenagem (mão-de-obra, instalações, aluguel ou aquisição, equipamentos, etc) são caracterizados porserem fixos e indiretos, ou seja, existe uma obrigação contábil que acompanhará todo o processo ou em quanto durar sua utilização, e à alocação é realizada por rateio, os itens são contabilizados por sua função (ex: acondicionamento) e não por contas naturais (ex: depreciação). Sendo assim, esses custos fixos se comparados à capacidade instalada, tornam-se proporcionais. Afinal, mesmo queexistampoucos produtos no armazém ou sua movimentação esteja abaixo do planejado, os custos de armazenagem continuarão constantes, pois na grande maioria esses são dependentes dos equipamentos de movimentação, de pessoal, espaço físico e de novos investimentos, se tratando de uma atividade de demanda não constante.
A definição do posicionamento e da função das instalações de armazenagem é uma decisãoestratégica. Esse aspecto faz parte de um conjunto integrado de decisões, que envolvem políticas de serviço ao cliente, de estoque, de transporte e de produção que visam prover um fluxo eficiente de materiais e produtos acabados ao longo de toda a cadeia de suprimentos.
Em vias de explorar algumas possíveis soluções logísticas que atendem a necessidades
específicas, as empresas sofrem com odesconhecimento sobre as soluções estruturadas para tal decisão e quando as conhecem, se deparam com soluções variáveis, bem como suas funções e características principais que apresentam até certo ponto, riscos no desenvolvimento de seus projetos. De fato é necessário destacar que tais decisões envolvem altos investimentos e um enorme esforço para implementação, desenvolvimento e execução por possuírem...
tracking img