Atps contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Consumo, Mercado e Comercialização do Arroz no Brasil

Durante muitos anos o Brasil foi exportador de arroz, passou a importar pequenas quantidades (5% da demanda total), com o passar do tempo setornou um dos principais importadores deste cereal, chegando a 2 milhões de toneladas, chegou a atingir uma média superior a 10% da demanda interna. A produção e o consumo anual de arroz irrigado,passou a ser suprida, pelo Uruguai e Argentina, que correspondiam a cerca de 85 a 90% das importações brasileiras, devido a alguns fatores alavancaram rapidamente sua produção, com vistas ao mercadobrasileiro.
O Brasil esta entre os dez maiores importadores, absorvendo cerca de 5% do volume das exportações mundiais, com o consumo médio de 74 a 76 Kg/habitante/ano, tomando-se por base o grão emcasca, mas seu consumo atualmente esta estagnado,pois o arroz branco e o mais consumido pela população brasileira, o que representa 70 a 80%, já as demais variedades representam cerca de 20% do mercadoconsumidor . O arroz é o principal produto básico na alimentação dos brasileiros.
Com as novas tecnologias o processo mundial de abertura econômica ao comércio internacional, transformaram o modo deprodução, comercialização e consumo de arroz, o que originou a preferência do consumidor pelo arroz tipo "agulhinha".
O Governo Federal procura garantir o abastecimento de arroz em quantidadesuficiente para suprir as necessidades interno do Brasil,com preços compatíveis a realidade do setor.
O setor agroindustrial concentra-se em pólos de produção, de beneficiamento e de empacotamento em tornodas grandes agroindústrias, que estão instaladas nas regiões produtoras, em especial no Rio Grande do Sul, principal fornecedor de arroz para os grandes centros consumidores localizados na RegiãoSudeste e Nordeste do país.
O RS possui 350 engenhos de arroz, onde a produção em 2000 foi de 3,7 milhões de toneladas, atualmente existem cerca de 600 engenhos de arroz, demonstrando a ociosidade do...
tracking img