Atps contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Indice

Introdução 2

Definição de lucro 2

Perdas e despesas. 2

Receitas 2

Ganhos 3

Aspectos gerais das terminologias da DRE 3

Ativo e custo 3

Despesas versus perda 4

Despesas com vendas 4

Despesas financeiras 4

Despesas Gerais e Administrativas 5

Outras despesas Operacionais 5

Despesas não-operacionais 5

Custo 5

Quadro Comparativo: Custo X Despesas 6Divergência entre custo e despesa 6

Conclusão 6

Referencia Bibliográfica 7
















Introdução


Para que se faça o planejamento de custos de modo correto é necessário compreender alguns outros conceitos fundamentais para avaliar a viabilidade de seu empreendimento. Dentre estes conceitos, temos que conhecer bem a definição de lucros, preços e tempo de retorno.Definição de lucro


A própria definição clássica de lucro, apresentada por hicks, afirma que: lucro é o que podemos consumir durante uma semana (ou um mês, ou ano etc.) e sentir-nos tão bem no final como sentíamos no inicio.
O sentir-se “tão bem como” significa que o maximo de lucro que se pode distribuir é o montante, que, uma vez distribuído, não diminui a potencilidade do patrimônio (eda entidade) em continuar operando e gerando fluxos líquidos positivos de lucros (e, no final, de caixa).
Em outras palavras, é um conceito de manutenção de patrimônio. Como vai ser mensurada essa manutenção é outro problema. Pode-se manter o pode aquisitivo médio geral do patrimônio, pode-se manter o patrimônio físico etc., mas será sempre um conceito de manutenção.
Agora, a definição de Hicks,no fundo, também é derivante de uma visão estática comparada. Não nos diz muito sobre as causas que alteram o Patrimônio Liquido ou que geraram um resultado. Aos economistas que aceitassem tal definição restria o problema análogo ao dos contadores, qual seja o de dar nomes, identificar e mensurar cada componente aumentativo (receitas) e diminutivos (despesas).
Prejuízo é perda que a empresa nãoprevia, que não trará ganhos futuros nem troca de beneficio ( chamado hoje de troca de favores), tanto seja mercadoria ou dinheiro, bens duráveis, até mesmo processos com ou indenizações.

Perdas e despesas.


A definição de despesa (que, ao contrario das receitas, provoca uma diminuição do ativo ou aumento de passivo, com conseqüente diminuição do Patrimônio Liquido), inclui as perdas, alemdas despesas propriamente ditas.
As perdas incluem outros itens que também impactam Ativo e Patrimônio Liquido da mesma forma que as despesas e que podem, ou não,surgir no curso da atividade normal da empresa. Normalmente, as perdas são imprevisíveis.
Ex: As perdas incluem itens tais com os resultantes de desastres, como inundações, fogo etc., bem como as derivantes da desincorporação de ativosnão correntes, como equipamentos. Perdas incluem também as não realizadas como, por exemplo, os efetivos de eventual acréscimo anormal na taxa de cambio de uma moeda estrangeira quando temos empréstimos naquela moeda.

Receitas


Não existiria receita operacional se a entidade não fosse capaz de gerar ou produzir, utilizando seus recursos (e, como se verá, incorrendo de despesas), produtos ouserviços que o mercado aceitasse. Assim, antes de mais nada, receita é um fluxo de produtos ou serviços durante um certo período contábil.
É por isso que se insiste no fato de que a receita é o resultado da aceitação por parte do mercado do esforço de produção da empresa. É preciso deixar bem claro, todavia, que a definição geral de receita engloba a receita propriamente dita e os ganhos.
Empoucas palavras Receita é o caminho para ganhos e lucros.

Ganhos


Os ganhos representam itens não recorrentes (repetitivos) que têm o mesmo efeito liquido no patrimônio, mas que podem, ou não, surgir na atividade norml de uma empresa, ao passo que a receita sempre surge de atividades normais.entretanto, como o efeito no patrimônio é o mesmo, não se excluem os ganhos no tratamento desse...
tracking img