Atps-contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA
CURSO DE TEORIA DA CONTABILIDADE

A.T.P.S ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS

Santa Bárbara D’Oeste – SP
2011

FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA

CURSO DE TEORIA DA CONTABILIDADE

A.T.P.S ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS

Santa Bárbara d’ Oeste
2011

Sumario

-Introdução
-Desenvolvimento
-A evolução historia da Contabilidade-Objetivos da Contabilidade e Utilização da Informação Contábil e Introdução aos relatórios Contábeis
-Os princípios Fundamentais da Contabilidade e os Princípios Fundamentais da Contabilidade segundo CFC e o CPC
-Características Qualitativas das Demonstrações Contábeis
-Relatório da Diretoria
-Considerações Finais
-Referencias bibliográfica

Introdução

As ferramentas mais importantes paraos responsáveis pela administração de empresas na tomada de decisão em razão da diversidade de informações que disponibiliza aos usuários são de natureza econômica ou financeira, por intermédio de relatórios. A compreensibilidade, a relevância, a comparabilidade, a intempestividade são características que dão qualidade às informações contábeis sustentadas sob os Princípios Fundamentais eConvenções Contábeis. O ativo, o passivo e o patrimônio líquido formam a espinha dorsal da teoria contábil. Como principal aspecto da escrituração contábil destaca-se toda uma consolidação de práticas nascidas das diversas teorias, tanto da escola européia, quanto da americana. As abordagens pura, ética, comportamental pura, macroeconômica, social e sistêmica são alguns enfoques da metodologia dacontabilidade.
Assim podemos dizer que há diversas teorias contábeis que foram destacadas abaixo e que são muito importantes nas tomadas decisões.




A evolução historia da Contabilidade

A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dosfatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.
Deixando a caça, o homem voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio. A organização econômica acerca do direito do uso do solo acarretou em separatividade, rompendo a vida comunitária, surgindo divisões e o senso de propriedade. Assim, cada pessoa criava sua riqueza individual.
Ao morrer,o legado deixado por esta pessoa não era dissolvido, mas passado como herança aos filhos ou parentes. A herança recebida dos pais (pater, patris), denominou-se patrimônio. O termo passou a ser utilizado para quaisquer valores, mesmo que estes não tivessem sido herdados.
A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidadescomerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.
A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos, naBabilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano 2000 a.C.
À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume,requerendo registros.
Foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc.
Com o surgimento das primeiras administrações particulares aparecia a necessidade de controle, que não poderia ser feito sem o devido registro, a fim de que se pudesse prestar conta da coisa administrada.
É...
tracking img