Atps contabilidade internacional etapa 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Parecer nº 001
À diretoria e aos acionistas interessados da BRF Brasil Foods S/A.

Perspectiva da Contabilidade Internacional e Adoção das Normas Internacionais de Relatórios Financeiros.

1. Introdução
A contabilidade, seguindo a sua natureza, sempre foi uma ciência voltada para a informação a que ela sempre se comprometeu a dispor. Sendo assim, quando se percebe que ela já não atende aesse requisito tão básico de sua origem, cria-se a necessidade de alterações ou aperfeiçoamentos. Todavia, essa ciência também é social, ou seja, é influenciada pela sociedade que a circunda.
Existe então conflito entre a necessidade de mudança e a adaptação dessa mudança pelos usuários das informações. Isso é agravado quando se busca criar uma contabilidade mais abrangente, que não tenhafronteiras. Com o crescimento dos países e a globalização, onde cada vez mais o capital circula por diferentes territórios e culturas, a contabilidade tem tido cada dia mais obrigação de se transformar e atender os novos usuários sejam eles locais ou estrangeiros. Isso tudo mantendo as peculiaridades de cada região, pois sem isso as informações não seriam facilmente absorvidas.
Para atender a todasessas necessidades foi criado um processo de convergência das normas contábeis aos padrões internacionais estabelecidos pelo IASB – InternationalAccounting Standards Boardà todos os países que se dispusessem integrar as normas contábeis vigentes, de forma a facilitar a entrada e saída de informação pelos usuários. E um desses países é o Brasil, que desde 2007 vem se adaptando.
2. ProcessoHistórico
A contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio. Ou seja, surgiu a partir do momento que o homem começou a acumular riqueza e teve necessidade de registrá-la e controlá-la. Esse processo de acumulação, registro e informação foi se desenvolvendo através dos séculos e povos que sempre contribuíram, de alguma maneira, para a sua formação.
As grandes navegações e suas descobertas eposteriormente a revolução industrial foram um dos maiores fatores de transformação social que o mundo já vivenciou. Como tal, tiveram grande influência na formação da contabilidade moderna. Através delas surgiram as grandes corporações mundiais e sua influência na economia global e nas relações internacionais.
Foi no século XX que foi criado um novo grupo de usuários da contabilidade, os acionistas. Asempresas cresceram de uma forma nunca antes imaginada, de tal forma que foram derrubadas as suas fronteiras, e os donos do capital de uma entidade não estavam mais localizados em um ponto restrito. Foi nessa época que os norte-americanos começaram a estabelecer a sua hegemonia mundial, o que também refletiu na ciência contábil.
A crise de 1929, na Bolsa de Valores de Nova York, levou o governoamericano, juntamente com analistas, auditores, executivos e pesquisadores a procurarem os motivos das crises e como supera-las. Essa preocupação foi porque pela primeira vez uma crise de natureza econômica foi sentida em diversas partes do mundo. Uma das conclusões chegadas se referia ao posicionamento do governo às normas contábeis e o preparo e auditoria das demonstrações financeiras oucontábeis.
Surgiram assim os organismos contábeis, que expedem as normas de contabilidade de vigoram em determinado país ou região. As empresas aplicam as normas contábeis em seus relatórios obedecendo as regras expedidas por estes organismos. As empresas europeias seguiam as normas do Comitê de Padrões Contábeis Internacionais (sigla em inglês IASB). Já nos Estados Unidos as normas eram expedidas peloComitê de Normatização da Contabilidade Financeira (FASB, sigla em inglês). E no Brasil vigorava as normas expedidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, pela Comissão de Valores Mobiliários, o Instituto de Auditores Independentes do Brasil, entre outros.
Entretanto, o grande crescimento das economias emergentes nos últimos anos, e a maior circulação de capitais entre as instituições e os...
tracking img