ATPS Contabilidade Intermediaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP






CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA


1 INTRODUÇÃO
Recentemente, muito se discute acerca da necessidade e do uso das contas nas empresas, para que possibilitem ao gestor, tomar uma decisão eficiente e eficaz.
Logo, é de suma importância saber conceitos contábeis, como custos, folha de pagamento, despesas, balanço patrimonial, entre outrosque possibilitam uma melhor visão referente a todos os recursos envolvidos.
É fundamental que as informações coletadas e lançadas no balanço patrimonial sejam verídicas e condizentes com a realidade, evitando que posteriormente ocorram retificações, pois nele constará toda a demonstração contábil da situação patrimonial de uma empresa, de forma quantitativa e qualitativa.


2 A CONTABILIDADE
Porser muito antiga, a contabilidade evoluiu muito com o passar do tempo, e o que era antes utilizado para o homem manter o controle de suas posses, hoje em dia passou a ser necessidade básica das empresas, prestando informações fundamentais de caráter econômico e financeiro, visando auxiliar os gestores na tomada de decisão.
Desse modo que, proporciona aos seus usuários, tanto internos quantoexternos, que possuem interesses diferentes, buscar informações para saber se há lucro ou prejuízo, ainda se é possível investir numa determinada empresa.
Na contabilidade se estuda o patrimônio, pois é uma ciência social que registra os fatos e fenômenos, resultantes de ações humanas, embora faça uso de métodos quantitativos e exatos que pertencem à matemática.
O patrimônio de uma entidade ou atémesmo de uma pessoa, engloba o conjunto de bens, direitos e obrigações, para verificar a situação líquida, podendo ser positiva, negativa ou até mesmo nula, através da análise dos registros, confeccionando os relatórios contábeis.

3 BALANÇO PATRIMONIAL
O balanço patrimonial compreende toda a demonstração contábil da situação patrimonial de uma empresa, de forma quantitativa e qualitativa. Parafacilitar a análise, as contas são classificadas em grupos de mesma natureza, o ativo, o passivo e o patrimônio líquido.
O ativo são todos os bens e direitos, ainda inclui os recursos capazes de gerar benefícios econômicos futuros, o passivo são todas as obrigações para terceiros, ou seja, requer recursos do ativo para liquidação e o patrimônio líquido envolve os recursos próprios da empresa, onde seuvalor é obtido através da diferença entre o valor do ativo e o valor do passivo. E ainda, neste agrupamento de contas nunca devem ser utilizadas grupos genéricos como contas diversas.
Para produzir um balanço patrimonial, requer um período de contabilização, podendo ser semanal, quinzenal, mas o mais comum e utilizado é o mensal, onde é feito um levantamento através do balancete de verificação,relacionando as contas da empresa, para conhecer os saldos patrimoniais ou de resultado com exatidão, demonstrando os débitos, créditos e saldos.
No entanto o balancete nem sempre representa os valores reais do patrimônio, por não acompanhar as variações no decorrer do exercício que compreende doze meses, que depende da data de constituição da empresa.
Então, é necessário fazer ajustes para quepossam representar a realidade financeira e patrimonial, bem como as variações do exercício. Para realizar essa conciliação os registros contábeis, como o livro razão, extratos bancários, folha de pagamento, que proporcionam a exatidão da informação a ser lançada na conta.
Nesses ajustes é realizada uma reclassificação nas contas, ainda com a provisão do Imposto de Renda e a Contribuição Social sobreo Lucro Líquido, tudo de acordo com as normas tributárias e a legislação vigente.
Para apurar o resultado do exercício, encerrando os lançamentos, debitando-se as contas de receitas e creditam em uma conta transitória, chamada de Apuração do Resultado do Exercício (ARE). Sendo que para as contas de despesas e custos, debitando-se a conta da Apuração do Resultado do Exercício e creditam-se as...
tracking img