Atps contábilidade 5 etapa

INTRODUÇÃO
Através deste trabalho você irá conhecer as características e compreender melhor sobre a importância do Balanço Patrimonial (BP), da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) e as suas corretas utilizações, que são de grande importância para administração e gestão de qualquer empresa.

BALANÇO PATRIMONIAL (BP)
Uma das principaisatividades realizadas dentro da Gestão Patrimonial com certeza é o fechamento do Balanço Patrimonial. A principal função do balanço patrimonial é fornecer um quadro preciso da contabilidade e situação financeira da empresa em certo período (geralmente o balanço é feito sobre o período de 1 ano). O balanço patrimonial é considerado uma das principais declarações financeiras de uma empresa e deve serproduzido de maneira precisa e rigorosa, a fim de auxiliar um Controle eficiente do Patrimônio. O Balanço Patrimonial é parte de um conjunto de relatórios que compõem as Demonstrações Contábeis de uma entidade. Além do balanço, há a Demonstração do Resultado do Exercício, entre outras exigidas pela atual legislação societária brasileira.
A importância do balanço patrimonial se origina das informaçõesque podem ser extraídas e que propiciam análises das situações financeiras e econômicas da entidade, além da análise relictual, todas referentes a um determinado período.
O Balanço apresenta os Ativos (bens e direitos) e Passivos (obrigações) e o Patrimônio Líquido, que é resultante da diferença entre o total de ativos e passivo.
BALANÇO PATRIMONIAL |
ATIVO | PASSIVO |
ATIVOCIRCULANTEATIVO REALIZÁVEL A LONGO PRAZO   * ATIVO PERMANENTE: * INVESTIMENTOS * ATIVO IMOBILIZADO * ATIVO DIFERIDO | PASSIVO CIRCULANTEPASSIVO EXIGÍVEL A LONGO PRAZORESULTADOS DE EXERCÍCIOS FUTUROSPATRIMÔNIO LÍQUIDO: * CAPITAL SOCIAL * RESERVAS DE CAPITAL * RESERVAS DE REAVALIAÇÃO * RESERVAS DE LUCRO * LUCROS / PREJUÍZOS |
TOTAL | TOTAL |
|
       |
O balanço patrimonialquando corretamente concluído deve apresentar o total do lado esquerdo (Ativo) igual ao total do lado direito (Passivo) como conseqüência da aplicação do método das partidas dobradas na contabilização dos fatos. É importante ressaltar que cada entidade apresenta o seu balanço de acordo com a sua contabilidade e seu plano de contas devido à diversidade das atividades e à realidade de cada organização,devendo apenas respeitar algumas padronizações, tais como a classificação das contas do Ativo de acordo com o seu grau de liquidez (disponibilidade) e as contas do Passivo de acordo com o grau de exigibilidade. 
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO (DRE)
A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é uma demonstração contábil dinâmica que se destina a evidenciar a formação do resultadolíquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e despesas.
A demonstração do resultado do exercício, oferece uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período. Sua finalidade básica, portanto, é descrever a formação do resultado gerado no exercício, mediante especificação das receitas, custos e despesas por natureza dos elementoscomponentes, até o resultado líquido final – lucro ou prejuízo. Esse resultado líquido final, se lucro, representa o ganho efetivo obtido pela empresa, que tem por finalidade remunerar os sócios ou acionistas e manter e/ou desenvolver o patrimônio da empresa. Se prejuízo líquido do exercício, representa a parcela de desgaste sofrido pelo patrimônio no período.
A DRE, como uma demonstraçãocontábil obrigatória a todos os tipos societários, apresenta-se como de extrema utilidade aos acionistas, aos quotistas, aos bancos financiadores, aos investidores de ações e debêntures, aos trabalhadores, ao governo, à justiça, aos analistas contábeis e, também, aos administradores das empresas, que podem medir, através dela, sua eficiência e, quando necessário, alterarem a política dos negócios da...
tracking img