atps constitcional

1453 palavras 6 páginas
passo 1 pesquisar os principais itens defendidos no debate politico pós constituição de 1988 acerca de uma necessaria reforma politica ,elenca-los em duas partes ,sendo uma com aqueles assunto menos relevantes conforme entendimento do grupo eo outro com os itens julgados pelo grupo como sendo os de maior relevancia. passo 2 cada integrante do grupo deverá analisar as regras previstas nos artigos .14,15,16 e 17 da constituição federal de 1988 e elencar aquelas que a seu juizo ,devem ser modificadas. passo 3 1.ler a historia e a evoluçao do voto no brasil.
A história do voto no Brasil começou 32 anos após Cabral ter desembarcado no País. Foi no dia 23 de janeiro de 1532 que os moradores da primeira vila fundada na colônia portuguesa - São Vicente, em São Paulo - foram às urnas para eleger o Conselho Municipal.
A votação foi indireta: o povo elegeu seis representantes, que, em seguida, escolheu os oficiais do conselho. Era proibida a presença de autoridades do Reino nos locais de votação, para evitar que os eleitores fossem intimidados. As eleições eram orientadas por uma legislação de Portugal - o Livro das Ordenações, elaborado em 1603.
Somente em 1821 as pessoas deixaram de votar apenas em âmbito municipal. Na falta de uma lei eleitoral nacional, foram observados os dispositivos da Constituição Espanhola para eleger 72 representantes junto à corte portuguesa. Os eleitores eram os homens livres e, diferentemente de outras épocas da história do Brasil, os analfabetos também podiam votar. Os partidos políticos não existiam e o voto não era secreto.

Com a independência do Brasil de Portugal, foi elaborada a primeira legislação eleitoral brasileira, por ordem de Dom Pedro 1º. Essa lei seria utilizada na eleição da Assembléia Geral Constituinte de 1824.
Os períodos colonial e imperial foram marcados pelo chamado voto censitário e por episódios freqüentes de fraudes eleitorais. Havia, por exemplo, o voto por procuração, no qual o eleitor transferia seu direito de

Relacionados

  • Atps direito constitcional
    569 palavras | 3 páginas