Atps comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
1º SEMESTRE




SEMIRAMYS GOMES DAS NEVES RA 6506294573
EDUARDO LIMA DE OLIVEIRA RA 6506294611
LAURA LANDELL GARCIA RA 6954448026
EVANDRO RODRIGUES RA 695148077
LUCAS DANIEL SANTOS DE LIMA RA 7117495380



COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL



PROFESSOR EAD (Ma. YAEKO OZAKI)
TUTORPRESENCIAL (ROBERTO ROCHA)
TUTOR A DISTÂNCIA ANDRÉ LUÍS NEGRETTO FLORINDO




BRASÍLIA/DF
2013
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1. CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 4

2.A VELOCIDADE E O EFEITO DAS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES 6

3.AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UMA EQUIPE 8

4.CONCEPÇÕES DE EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E COMUNICAÇÃO. 10

CONSIDERAÇÕES FINAIS 14

REFERÊNCIAS 15


INTRODUÇÃONo mundo de hoje, a criação e a sustentação da vantagem competitiva pode significar a diferença entre a vida e a morte de uma organização.
Em termos gerais, o sucesso competitivo baseia-se na habilidade de produzir algum produto ou serviço tido como valioso por algum grupo de consumidores, e fazer isso de tal modo que ninguém consiga imitá-lo.
Na busca do melhor produto,os instrumentos são vários:
✓ Tecnologia como uma fonte de vantagem;
✓ Atuação em mercados locais protegidos ou regulamentados;
✓ Tamanho e controle dos processos;
✓ As PESSOAS... Primeira fonte de vantagem competitiva.
O know-how necessário à solução de problemas motivacionais de produtividade pode ser obtido no campo do comportamento organizacional. Sem esseconhecimento, os gestores não têm base conceitual para aceitar conselhos de qualquer consultor ou para escolher uma maneira específica de resolver problemas de pessoal.




































1. CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL



O Comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto de grupos e indivíduos dentro dasorganizações, comportamentos relacionados a cargos, trabalhos, absenteísmo rotatividade no emprego, produtividade, desempenho humano e gerenciamento, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.
O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de queas organizações trabalhem mais eficazmente.
É importante porque se baseia nas considerações dos seres humanos, suas necessidades e gostos e tem como empenho, superar pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e sociais. Foca no seu estudo o comportamento humano, com ênfase em ações e atitudes de cada indivíduo, visando atingir a cidadania organizacional.
A melhoria dashabilidades humanas gera motivação, satisfação no trabalho, comunicação eficiente, liderança, etc. Deve-se ter qualificação e compreensão de culturas, aceitando todos os tipos de raças existentes, condições sexuais, deficiências, etc.
Além disto, deve fortalecer as pessoas e dar poder para realizar, influenciar e melhorar não só a vida das pessoas em particular, mas nas organizaçõesprincipalmente.
As pessoas que supervisionam as atividades das outras e que são responsáveis pelo alcance dos objetivos nessas organizações são os administradores.
Eles tomam decisões, alocam recursos e dirigem as atividades de outros com o intuito de atingir os objetivos de uma organização.
O trabalho dos administradores pode ser examinado a partir das funções que desempenham, dospapéis que assumem ou das habilidades que demonstram, a criatividade é uma importante ferramenta a ser usada pelo gestor como ponto chave para a inovação e mudanças no comportamento organizacional.









Quadro Comparativo entre sistemas abertos e fechados de CO



[pic]




































2.A VELOCIDADE E O EFEITO DAS MUDANÇAS...
tracking img