Atps comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Nesses tempos de globalização, as pessoas estão tendo dificuldades a se adaptar no mercado de trabalho, ou por falta de preparo ou por características pessoais que possam prejudicar a elas mesmas, como a falta de educação ou até mesmo por não saberem separar os problemas pessoais da área profissional.
A história nos mostra uma grande evolução nesse sentido, vemos cada vez maispessoas procurando se especializar em novos conhecimentos que possam trazer benefícios duradouros no ambiente de trabalho.
Comportamento Organizacional nada mais é que um modo de estudar de que maneira uma empresa como um todo deve se portar, desde os funcionários da mesma até a relação que essa deve ter com seus clientes. Analisa uma forma de tratar, preparar e instruir os colaboradores a como agircom os seus clientes em todos os tipos de situação, dentro ou fora da organização. Para isso, a empresa deve fazer com que o funcionário sinta-se bem no seu trabalho, incentivando-o e definindo plano de cargos e definição de metas, para motivá-lo a desempenhar sua função com um ritmo acelerado e produtivo.

Comparação – Comportamento Organizacional

Comparando as definições de ComportamentoOrganizacional de John A. Wagner III e Eduardo Soto, observamos que John enfatiza que o CO é dividido em vários segmentos, entre eles o comportamento micro organizacional, que procura mostrar a produtividade dos empregados, como eles sentem-se no seu local de trabalho e qual o desempenho dos cargos que eles ocupam; o comportamento meso organizacional, que procura entender o comportamento daspessoas que formam uma equipe de trabalho, baseado na comunicação, na psicologia social e da sociologia interacionista; e o comportamento macro organizacional, que procura compreender o comportamento da empresa como um todo, como resolver os seus problemas, como gerenciar suas atividades e como prepará-la para as situações que possam surgir durante sua existência.
Já Eduardo nos mostra queComportamento Organizacional é mais relacionado à inteligência emocional humana. Ele busca mostrar que as características da personalidade das pessoas influenciam no seu desempenho profissional. Por exemplo, se uma pessoa está com problemas pessoais, o seu empenho profissional fica debilitado, porque mesmo não sendo correto ele acaba misturando as coisas, já que o ser humano é muito influenciado pelas suasemoções.
Soto ensina que podemos aprender a nos controlar emocionalmente, assim podemos usar esse aprendizado em nosso favor para melhorar o nosso rendimento profissional e pessoal, porque às vezes acontece de uma pessoa ter a capacidade intelectual, mas não conseguir colocá-la em prática por ter a capacidade emocional debilitada.
Nessa comparação, podemos concluir que apesar do ComportamentoOrganizacional ser apenas um ramo de estudos empresarial, tem pontos de vista diferentes, que não fogem da idéia principal.

Sistemas

Sistema é um conjunto de componentes que formam uma organização física ou conceitual, onde suas partes são interdependentes, inter-relacionadas ou interatuantes e que possui um objetivo. Existem dois tipos de sistema.

Sistema Aberto
Sofre influência do meioatravés de entradas e saídas;
Troca energia e matéria prima com o meio;
É influenciado por agentes externos do sistema;
Sujeito a entropia, ou seja, corre o risco de desagregação;
É capaz de crescer, mudar e se adaptar ao ambiente;
Exemplos: sociedade; ser humano; reino animal e vegetal; empresas.

Sistema Fechado
Não sofre influência das entradas nem saídas do meio em que se encontra;
Nosistema fechado não há troca de energia ou matéria prima com esse meio;
Está sujeito a homeostase, como no caso dos humanos, uma doença;
Está sempre indiferente ao ambiente;
Exemplos: mecanismo de um relógio; termostato; centrífuga de roupas; transformador; etc.

Inovação

Em uma pesquisa realizada por nossa equipe entrevistamos duas pessoas com idades e visões diferentes.
A primeira...
tracking img