Atps comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:




Este trabalho trará, sob a perspectiva de diversos autores, o conceito de liderança e mostrará a importância de como a liderança é essencial para o sucesso de toda organização, onde o administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas. Também mostrará como a ética na vida pessoal e profissional pode ser conquistada e reconhecida.
Enfocaremostambém como viver em sociedade exige autolimitações, como é necessária a comunicação, que faz fluir os segmentos da vida pessoal e profissional de um indivíduo. Ressaltando ainda, como o processo decisório da organização é importante para o empreendimento.
























































Desenvolvimento:


Liderança é o processo de desenvolver idéias e visão, é comoum processo de influenciação voltado para o atingimento de um objetivo é, viver de acordo com valores que deem suporte a tais idéias e visão, influenciando terceiros a incorporarem-nas em seus próprios comportamentos, bem como tomar decisões difíceis sobre pessoas e demais recursos. O líder é aquele que reflete os atributos específicos da liderança: ideias, visão, valores, influência sobre asdemais pessoas com quem trabalha, tomando decisões vitais que afetam a vida da organização e de seus subordinados. Em contraste, o administrador ou gerente dirige o trabalho dos demais e é responsável pelos resultados. O gerente eficaz traz um certo grau de ordem e consistência para o ambiente de trabalho de seus subordinados. Hoje em dia o espírito de liderança é muito valorizado, tanto no aspectoprofissional como no pessoal, ser líder não é ser o "chefe" ou o "gerente", é muito diferente disso. Destaca o comportamento de liderança em várias funções como planejar, dar informações, avaliar, arbitrar, controlar, recompensar, estimular, punir, entre outros.
Liderança tem como objetivo principal expandir o conhecimento sobre a temática da liderança como um processo de exercer influênciasobre as pessoas ou grupos para a realização de objetivos em uma determinada situação. Aborda um dos temas mais pesquisados e estudados nas últimas décadas. Esclarecendo teorias sobre liderança acompanhando o desenvolvimento da teoria administrativa, pois é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente, nas empresas. Experiências pioneiras sobre liderança e seus resultados,quanto ao desempenho dos subordinados, mostraram a excelência da liderança democrática.
Líderes e administradores são muito importantes na condução da vida e perpetuidade das organizações porém, seus papéis são muito diferentes.
Dos vários modelos de liderança, dois, acabam servindo de base para todos os demais: Traços da liderança e Modelo comportamental da liderança. Esses modelos foramanalisados através deles nos concentraremos nos modelos chamados: contingenciais (o Continuum de Liderança de Tannenbaum Schmidt; o Modelo Contingencial de Fiedler e o Modelo da Liderança Situacional, de Hersey e Blanchard), eles são os mais usados na condução da vida organizacional e são os mais citados na literatura administrativa.
No modelo de traços observamos que cinco traços sãocompartilhados pela maioria dos lideres bem sucedidos: Inteligência, Maturidade, Amplitude de interesses, Alta motivação e necessidade de realização e Honestidade.
No modelo comportamental da liderança estabelece naquilo que os lideres realmente fazem e como fazem. Em primeiro lugar ele estabelece relações centradas nas tarefas com seus subordinados focando qualidade e quantidade de resultados aserem alcançados, em segundo lugar criam vínculos com seus subordinados e buscam quais necessidades e objetivos pessoais deles, e como ele pode apoiá-los e incentivá-los nesta busca.
O modelo dos traços e o modelo comportamental, ambos, procuram identificar características que se aplicam na maior parte das situações de liderança. Já os modelos contingenciais procuram identificar variáveis...
tracking img