ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

1801 palavras 8 páginas
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem a finalidade de mostrar ao amigo leitor a importância de se estudar o Comportamento organizacional, não só para um complemento na disciplina curricular, mas para que se possa compreender a importância do Comportamento Organizacional dentro das empresas.
Estudaremos também assuntos como percepção, motivação e mudança, fazendo uma comparação desses assuntos com o Comportamento Organizacional, esses assuntos são de suma importância para aqueles que querem compreender como os indivíduos atuam dentro das organizações.
Afinal o que leva os indivíduos a atuarem nas organizações? , e o que isso pode afetar na vida dos indivíduos? . Essas e muitas outras perguntas serão respondidas ao decorrer do trabalho.
Para isso fiquem atentas as explicações a seguir.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Existem varias definições de Comportamento Organizacional, iremos ver duas delas, a primeira é de Derek Pugh um autor inglês que define C.O. como o “estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”. Já para John Ivancevich “o Comportamento Organizacional preocupa – se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desenvolvimento dos trabalhadores em um ambiente organizacional, o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores, o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos, e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade. Dessa maneira C.O. não deve ser considerado uma disciplina, mas sim uma área de conhecimento onde múltiplas disciplinas das Ciências Comportamentais trazem sua contribuição.
Dentre as varias ciências que integram o C.O. está a psicologia que visa compreender os microproblemas da vida organizacional, tais como percepção, motivação e estresse, mas o que vem a ser cada esses itens? E o que isso

Relacionados