Atps comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera - UNIDERP
Centro de Educação a Distância



Técnologia em GESTÃO de RECURSOS HUMANOS

NOME DOS ALUNOS e ra

ATPS
AtIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA
Comportamento Organizacional

ATPS
Atividade Prática Supervisionada
Comportamento Organizacional

Trabalho apresentado ao Curso de (GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS) da Universidade Anhanguera -Uniderp , para a disciplina de Comportamento Organizacional.
Sob Orientação da Professora Tutora Presencial: Francislene Vieira.

Proessora : MA. Cristiane Vinhali De Brito

INTRODUCÃO

Os tempos atuais requerem mais informações e recursos para o enfrentamento de condições instáveis e inesperadas. As pressões sobre as empresas são cada vez maiores, exigindo das pessoas e, principalmente,dos seus gerentes maneiras diferentes e seguras de se alcançar melhores resultados.
Os capítulos a seguir, serão apresentados aspectos relevantes sobre o comportamento organizacional, que é um campo de estudos que investiga o impacto que pessoas, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações. Abordando a importancia do comportamento organizacional para alcançar aeficiencia empresarial e os conceitos de inovação para levar a organização a atingir seus objetivos.

CAPITULO 1

CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

      Comportamento organizacional possui um amplo conteúdo e alguns tópicos que englobam a atitudes, motivação e desempenho de individuos e dos grupos nas empresas ou organizações. Isto faz com que as pessoas pensem na empresa como um organismovivo onde cada setor cumpre sua função e todos os membros devem ou procuram colaborar para o bom funcionamento e desenvolvimento de suas tarefas resultando na eficácia e eficíencia organizacional.
Amaru Maximiano (p.38), “observa que uma organização formal é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos colectivos. Por meio de uma organização torna-se possívelperseguir e alcançar objectivos que seriam inatingíveis por uma pessoa”. Ou seja, as organizações são grupos de pessoas que combinam seus próprios esforços e outros tipos de recursos para alcançar objetivos comuns.
as organizações com a participação de seus colaboradores, em diversos seguimentos da atividade humana, permitem a realização de objetivos dificilmente alcançáveis, caso fossemdesempenhados por pessoas de forma isolada, além de atingirem objectivos organizacionais, promovem o alcance de objectivos individuais e, de acordo com o desempenho de seus administradores, facilitam seu crescimento profissional.
Podemos perceber nas organizações atuais situações bem problemáticas, que se bem administradas poderão ser tratadas como oportunidades. Muitas pessoas ao se verem em situaçõesparadoxais, desmotivam-se por julgarem ter pouca criatividade.
  Existem várias definições diferentes para criatividade. Para Ghiselin (1952), "é o processo de mudança, de desenvolvimento, de evolução na organização da vida subjetiva". Para Stein (1974),"criatividade é o processo que resulta em um produto novo, que é aceito como útil, e/ou satisfatório por um número significativo de pessoas emalgum ponto no tempo". Para a nossa criatividade ser o fator de mudança em nossa organização, ela deve estar inerente a responsabilidade, pois devemos sempre nos organizar para desenvolver novas idéias, e essas idéias devem estar dentro do parâmetro moral e legislativo de nossa empresa e de nosso país.
Por exemplo a responsabilidade ambiental, que esta em voga na sociedade moderna, aresponsabilidade moral da empresa, pois devemos criar novas sem sair dos padrões que a própria impõe ao gestor moderno, e principalmente a responsabilidade individual, que é cumprir com deveres, metas, horários e expectativas esperadas. É responsabilidade do gestor atual, utilizar a criatividade para auxiliar no desenvolvimento da empresa.
As habilidades em administrar pessoas são vistas como um conjunto de...
tracking img