Atps comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento organizacional é o estudo do comportamento humano com o intuito de melhorar o ambiente nas organizações. Ele explica atitudes, prevê eventos futuros e busca melhoria de resultados, estratégias e respostas rápidas.
Segundo Soto (2009):

“O comportamento organizacional refere-se aos atos e as atitudes dos indivíduos nas organizações. Este sofrevariação conforme a natureza das pessoas segundo suas diferenças individuais, incentivos e valores. Desta forma entendemos que cada pessoa é única, e as experiências pelas quais passam no decorrer de sua vida aprofundam essa singularidade”.

As diferenças individuais significam que a gerência de uma empresa conseguirá uma motivação mais notável entre os empregados tratando-os também de formadiferente, com justiça e retidão e não de forma estatística, em outras palavras, as pessoas atuam como seres humanos totais. Quando a empresa pratica o comportamento organizacional, está tratando de desenvolver um empregado melhor e mais completo.
Conclui-se que para uma organização ser bem sucedida, a melhor opção é buscar o caminho por uma satisfação maior das necessidades, reconhecer que a vidatem um propósito e aceitar a integridade de cada individuo isto é, respeitar a dignidade humana, a qual é totalmente contrária a idéia antiga de utilizar os empregados como ferramentas econômicas.
Segundo Sorge e Warner (2011), o comportamento organizacional é muito abrangente, como:

“Um corpo interdisciplinar de conhecimento e de pesquisa, preocupado em explicar como as organizações formais, ocomportamento das pessoas dentro das organizações e os traços mais salientes de seu contexto e ambiente adquirem forma; a razão pela qual todas essas coisas acontecem da maneira como acontecem e a que propósito elas servem”.

Esta definição nos mostra dois elementos essenciais, como a pesquisa para que possamos investigar o comportamento organizacional a fim de ser viável e útil, e a área deconhecimento das ciências comportamentais que nos ajudará para a compreensão de comportamento organizacional.
O que passou a acontecer é que além do simples conhecimento intuitivo, passamos a ter também o conhecimento sistemático proveniente da ciência e de disciplinas variadas. Trata-se de um campo interdisciplinar que compartilha conceitos de várias outras ciências sociais, como a psicologia quenos ajuda a compreender os microproblemas da vida organizacional, como por exemplo: percepção, motivação, aprendizagem e a dinâmica dos pequenos grupos. As teorias psicossociais explicam o comportamento deles, poder, liderança, conflito, stress no trabalho e avaliação de desempenho.
O comportamento é baseado no método científico que prevê: observação, predição e mensuração no qual nos permite umacerta previsibilidade e habilidade de generalizar de uma situação para outra.
E para uma abordagem mais realista para o estudo do comportamento organizacional no método científico, não podemos deixar de citar a abordagem contingencial, que orienta o desenvolvimento das ações gerenciais mais apropriadas para uma situação específica e para as pessoas envolvidas, ou seja desenvolver o planoconsiderado mais adequado para equacionar uma determinada motivação, um projeto organizacional, uma avaliação de desempenho ou até mesmo um problema de treinamento.
As observações científicas mostram que os sistemas recebem do meio ambiente fluxo de matéria, de energia e de informações. Mostram ainda que os elementos que compõem um Sistema mudam constantemente, mas que a estrutura permanece idêntica.Pode-se afirmar que um Sistema continua em equilíbrio com o meio ambiente, mesmo sendo atravessado constantemente por diversos fluxos.

Sistemas Abertos e fechados

A Teoria de Sistema Gerais foi formulada e desenvolvida por Kenneth Boulding, um economista e um biólogo, Ludwig von Bertalanffy. Kenneth agrupou e hierarquizou os sistemas em oito níveis:

1º - sistemas estáticos: são as...
tracking img