Atps comportamento organizacional etapa 01

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 1
De acordo com Sampaio (2007), comportamento organizacional “consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitude dos indivíduos e grupos no ambientedas organizações”.
Portanto pode se dizer que comportamento organizacional nada mais é do que o estudo do indivíduo, onde é possível analisar seu comportamento dentro da organização, ouseja, suas ações, necessidades, produtividade, motivação e sua integração com o grupo. O estudo do comportamento organizacional é importante, pois nos ajuda a prever a reação do ser humano que é baseadaem suas reações individuais e auxiliando o gestor da empresa nos processos decisórios, no gerenciamento de conflitos entre outros. A base do comportamento organizacional é o estudo do comportamento doser humano fazendo uma análise do comportamento individual e em grupo.
De acordo com Wagner e Hollenberk (2011), comportamento organizacional é:
Um campo de estudo voltado a prever, explicar,compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. Comportamento organizacional enfoca comportamentos observáveis, tais como conversar com colegas de trabalho, utilizar equipamentosou preparar um relatório. Porém, também lida com ações internas como pensar, perceber e decidir, as quais acompanham as ações externas.

Já Caravantes (2010) acredita que:
Hoje ninguém duvida que asorganizações necessitem de conhecimento de finanças, de marketing e produção, só para exemplificar algumas áreas, para terem êxito em suas atividades. Mas porque Comportamento Organizacional? Qual asua importância na performance da empresas? Se uma empresa tem um ponto razoavelmente bom, não será tal produto consumido pelo mercado, ainda que ela não tenha força de trabalho muito contente,motivada e realmente engajada no trabalho? A resposta a tal questionamento é “talvez no curto prazo”. Mas no momento em que pensamos já no médio prazo- lembrando sempre que as organizações são as pessoas...
tracking img