ATPS Comportamento Organizacional Caduda

1706 palavras 7 páginas
Universidade Anhanguera – Kroton/FACNET
Administração

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Disciplina: Comportamento Organizacional
1°Etapa

Professor (a): Luiz Fernando de Araújo Caduda

Patrícia Alves da Silva Dias – RA: 1564256707 – Curso: Administração

Taguatinga-DF, 10 de abril 2015.
Gestão de uma escola de Samba com o mundo corporativo
O Carnaval é uma festa popular que se tornou marca do Brasil, em especial, da cidade do Rio de Janeiro. A preparação do Carnaval, desde a escolha do samba-enredo de uma Escola de Samba até a sua apresentação final, que é o desfile, percorre um extenso caminho em que são utilizados diversos princípios da moderna administração.
As Escolas de Samba são organizações culturais sem fins lucrativos, cuja principal atividade é a realização do desfile durante o Carnaval. Essas escolas possuem um diferencial que muitas empresas tentam buscar, que é uma gama de profissionais altamente motivados, com criatividade e espírito de equipe. O Carnaval, por meio das Escolas de Samba, gera lucros, estrutura, empregos e alegria. Percebe-se a existência de várias lideranças comprometidas com desafios e resultados, tornando a Escola de Samba uma grande empresa. Em todas estas instituições são encontrados objetivos estratégicos, estruturas organizacionais, tecnologia e recursos humanos que são fatores essenciais à formação de qualquer empresa.
A cada ano as Escolas de Samba escolhem um novo enredo que tem a obrigatoriedade de fazer referência a fatos históricos, pessoas, culturas, lugares ligados ao cotidiano dos brasileiros. Todo o desfile, desde as fantasias, alegorias e os adereços até o samba-enredo, é trabalhado em função do enredo adotado.
Uma organização como esta tem como orientação um modelo de gestão participativo que promove a integração entre todos os personagens envolvidos no processo, sobretudo os segmentos que visam liderança, disciplina e autonomia. Dessa forma, os trabalhadores se sentem parte integrante do processo

Relacionados

  • ATPS Estrategia
    3877 palavras | 16 páginas