Atps comportamento organizaciona

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE ANHANGUERA DE PASSO FUNDO
ADMINISTRAÇÃO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL





CESAR AUGUSTO RACTZ - RA 3822684136
DIOVANI BERTOLLO – RA 3830733568
FERNANDA LUZZATTO – RA 4311739766
GUILHERME MAGRO SOBIESIAK – RA 3830733548
MARIANA LAZZARETTO MARASCHIN – RA 1043808192





ATPS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CRISTIANE VINHOLI DE BRITOPasso Fundo
20/04/2012
INTRODUÇÃO.


Ter uma empresa, hoje, requer mais do que simplesmente regras básicas de gerência, como por exemplo, controle, organização e planejamento. As ameaças, de clientes, concorrência é em decorrência de mudanças no contexto econômico que requerem habilidades em grau superior de refinamento. Comportamento individual e de grupo em trabalho possui ocampo que estuda o Comportamento Organizacional, que estudam as questões em relação poder, liderança, estrutura e processo de grupo, processos de mudanças, conflitos, atitudes, percepção, e outros assuntos que afetam as pessoas e os grupos nas empresas.
Este trabalho permite aprimorar nos estudos, com os resultados da convergência de várias escolas, valendo-se, sobretudo de economia,psicologia, antropologia, sociologia, e ciências políticas. Por quanto às pessoas são complicadas, os estudos teóricos que explicam estas ações também são complexos.
Em relação ao comportamento organizacional, pode-se dizer que o estudo vai facilitar, explicar, prever e compreender as ações dentro das empresas.
O comportamento humano sistemático, muitas vezes rigoroso é necessário lembrar quepessoas são diferentes e a abordagem desta matéria traz em conta a estrutura de algo que pode acontecer em diversas situações para traduzir as relações de causa. Assim, parte por parte, são examinadas as inconstantes variáveis dirigidas ao ambiente, tecnologia, idade e cultura.






CAPÍTULO 1.

Definição de comportamento organizacional.

É o estudo sistemático do comportamento doindivíduo para aprimorar as relações em equipe, objetivando o aumento da produtividade. Auxilia o líder a entender melhor os colaboradores, bem como atribuir funções de acordo com a personalidade de cada um. Ex: colaborador introvertido, colocado em uma função em que realize atividades administrativas.
Existem basicamente dois tipos de organização do trabalho: sistema aberto e fechado. Osistema fechado, como o próprio nome sugere, não promove interação com o meio. Segundo CHIAVENATO (1987), sistemas fechados são os sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circundam, pois são herméticos a qualquer influência ambiental. Sendo assim, os sistemas fechados não recebem nenhuma influência.
Esse tipo de sistema é extremamente rígido, onde a participação doscolaboradores é quase nula e existe controle quase absoluto das máquinas operantes do sistema. Assim sendo, pode-se dizer que uma organização baseada neste sistema tende a ficar estagnada no mercado e corre o risco de não evoluir com o passar do tempo.
Já o sistema aberto, ainda segundo CHIAVENATO (2004) é um sistema de interação. Interação dos indivíduos entre si e da organização com o meioem que está inserida. É o sistema que interage intensamente com o ambiente através de múltiplas entradas e saídas, afetando-o ou sendo afetado por ele.
Baseado nos conceitos citados pode-se imaginar que o sistema aberto é mais atual e progressista, isto porque o mesmo abre possibilidades de interação intra e extra-organização, o que pode resultar em maior desenvolvimento da mesma.
Osistema aberto abre mais possibilidades para a organização, permitindo que a mesma se adapte ao meio em que é inserida. Nestes casos, a empresa pode trazer novos elementos para sua estruturação, realizar modificações para adaptar-se melhor ao mercado em que está inserida, como por exemplo: apresentar um novo produto, abertura de negociação diferenciada com fornecedores e clientes, entre outros....
tracking img