Atps comportamento organisacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO

A aplicação das ferramentas de comunicação é essencial para que as organizações desenvolvam uma experiência de gestão, rumo à qualidade e garantindo uma vantagem competitiva no mercado.
A comunicação é fundamental em todo processo, viabilizando ações, por meio de um processamento de informações, sendo elas de planejamento, técnicasinovadoras, atualização e orientação, ordenar e reordenar o desenvolvimento das atividades funcionais internas. A comunicação administrativa é essencial em todos os conteúdos relativos ao cotidiano da administração.
A forma de administrar uma empresa é a chave para o crescimento e desenvolvimento da mesma.
No cotidiano de administração das empresas, as ferramentas e processo de comunicação indicam queessas atividades aliadas e bem trabalhadas podem levar a empresa à qualidade total e a excelência em gestão.
Atualmente, imaginar uma empresa que não utiliza ferramentas administrativas é muito difícil. Por menor que seja a organização, ainda sim ela utilizara de ferramenta ou de prática que faz com que o trabalho seja realizado com mais facilidade aumentando assim a agilidade em todos ossetores.
Foi uma evolução na forma de atender aos clientes, de motivar o público interno, (com treinamentos, ferramentas que facilitam o trabalho e principalmente algum tipo de premiação) e transmitir uma boa imagem.

2 – COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL X COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Sabemos que sempre esteve presente na evolução das estratégias empresariais e na evolução dasorganizações, a informação e os processos de comunicação. É por meio destes instrumentos que as organizações desenvolvem funções, tomam decisões e estabelecem planos de ação. Para isso é necessário que uma organização formule estratégias que levam em consideração os processos de comunicação.
Uma organização é uma unidade coletiva de ação, formada para perseguir fins específicos, e é dirigida por umpoder que estabelece a autoridade. Existem dois tipos de organização social: a pública e a privada. No entanto ambas necessitam de comunicação organizacional. A informação e a comunicação estão cada vez mais se tornando essenciais na prática de gestão empresarial. O estudo da comunicação empresarial tem sido muito importante, causa disso é o mundo dinâmico e globalizado atual.
É um processoestratégico a comunicação dentro da organização, buscando reações inovadoras, criativas, dinâmicas e principalmente, que funcione de acordo com objetivos e valores da empresa. O conceito de comunicação empresarial tornou-se tão preciso que o melhor caminho é pensar na comunicação e na informação como instrumentos de gestão inovadora, que criam e desenvolvem uma cultura organizacional que envolva dealguma forma todos os colaboradores de uma organização.
As transformações que ocorreram no mundo e na sociedade provocam profundas alterações no relacionamento das organizações, que para sobreviverem no mundo globalizado necessitam criar métodos de comunicação que permitem através de uma rede de informação, maior integração entre os indivíduos.
No ambiente empresarial a ênfaseque era dada a produção mudou para a ênfase ao consumidor, por tanto, é necessário uma melhor comunicação, com os clientes, agentes governamentais, fornecedores enfim, com todos os campos de atuação da empresa.
A comunicação é uma poderosa ferramenta estratégica de gestão.
Já em um ambiente organizacional a comunicação é um fato, não existe nenhuma organização sem práticacomunicativa, elas são essenciais para valorizar e expressar a cultura e a identidade que é associada pelo público.
Analisando internamente uma organização, as relações com os empregados, os diferentes estilos administrativos e as ações humanas, podemos ver que os novos rumos de gestão alcançaram novas formas que valorizam o trabalho, com maior participação e autonomia dos envolvidos. Na...
tracking img