Atps comportamento organi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
zacionalUniversidade Anhanguera un. III – Uniderp
Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada - ATPS
Disciplina: Comportamento Organizacional
Profª. Ma. Cristiane Vinholi de Brito

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

1 . Introdução
Atualmente, diante do processo de globalização pelo qual o mundo passa, as organizações tem percebido a necessidade de entender ocomportamento dos indivíduos que a compõe. A esse estudo dá-se o nome de Comportamento Organizacional.
O Comportamento Organizacional busca entender como cada ser humano enxerga o ambiente, as pessoas ao seu redor e a si próprio dentro da organização e o quanto a forma como cada colaborador se comporta influencia no ambiente organizacional, na produtividade, eficiência e eficácia da empresa, poiso ser humano é o recurso mais importante desta e investir nele é uma tendência mundial e necessária para garantir a sobrevivência da organização.
O Comportamento Organizacional dá as condições para que os líderes percebam como lidar com os liderados e como a empresa deverá conduzir as situações e mudanças, a fim de que todos se sintam motivados a participar do cumprimento da missão, entendendoa visão da empresa, compartilhando seus valores e buscando atingir os objetivos traçados no planejamento estratégico.

Capítulo I
O Comportamento Organizacional estuda o comportamento dos recursos humanos individualmente e em grupo, dentro das organizações, de forma sistêmica, inter-relacionada e interdependente, e seu efeito na eficiência, eficácia e efetividade da organização.
OComportamento Organizacional é a compreensão do comportamento individual e dos grupos nas organizações, que afetam diretamente as atitudes e desempenho dos trabalhadores na organização.
O Comportamento Organizacional investiga todas as variáveis que possam afetar (ambiente, tecnologia, personalidades, cultura) o comportamento no trabalho. É um campo de estudo complexo, interdisciplinar, pois envolve váriasáreas da Ciência, como a Psicologia, Ciências Políticas, Sociologia. É afetado pela dinamicidade das mudanças pelas quais a sociedade tem passado como consequência da globalização.
Ajuda a prever (proatividade), explicar (entender o porque), controlar (para promover maior eficácia e eficiência) e compreender os comportamentos nas organizações. Através da abordagem contingencial somada à intuiçãoauxilia a encontrar a melhor atitude a ser tomada em determinada situação.
Abaixo, veremos a definição de Comportamento Organizacional por dois autores:

Para Dubrin (2003, p.02):
"Comportamento organizacional é o comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar ocomportamento." O mesmo autor ainda complementa que comportamento organizacional é o estudo do comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, como se interage com as outras pessoas do mesmo convívio profissional e como a empresa se relaciona com estes colaboradores, sendo que o processo do trabalho administrativo, jamais pode ser entendido como conteúdo do mesmo.
Um dos requisitos essenciaispara entrar e sobreviver no moderno local de trabalho é ter habilidades apropriadas. Uma pessoa precisa de habilidades relacionadas à disciplina, logo, quando se estuda o comportamento organizacional, as habilidades podem acrescentar algo a mais na análise. Dubrin (2003) complementa que o comportamento organizacional também se resume na realização da pessoa em compreender as outras pessoas, e édessa forma que se destaca o auto conhecimento e a auto percepção. Os estudos possibilitaram mudanças nas condições de vida do profissional brasileiro e a quebra de muitos paradigmas. Com os avanços demográficos e os conhecimentos na área de psicologia, o envelhecimento proporcionou melhorias na perspectiva de vida e de trabalho.
Para KANAANE (1995, P.01):“O trabalho sempre ocupou lugar...
tracking img