Atps competencia profissionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 1
Faça uma pesquisa sobre o tema CULTURA ORGANIZACIONAL em Chiavenato e Robbins, Stephen P.

ETAPA 2 - Passo 1
Transcreva com suas palavras os pontos principais abordados pelos autores.
De acordo com Chiavenato (1994), o clima organizacional influência diretamente a motivação, o desempenho humano e a satisfação no trabalho, criando alguns tipos de expectativas seguidas de consequênciasreferentes a diferentes ações, ou seja, as pessoas esperam certas recompensas e satisfações em seu ponto de vista do clima organizacional.
Expectativas são seguidas de motivação, podendo definir também a cultura organizacional como um conjunto de fatores que interferem na satisfação ou insatisfação no trabalho. Segundo Chiavenato, são considerados fatores de satisfação os meios de se demonstraros sentimentos mais positivos do colaborador em relação ao trabalho, como: a realização, o reconhecimento, o trabalho em si, a responsabilidade e o progresso. E seguem também os fatores de descontentamento, aqueles que demonstram os sentimentos negativos do ponto de vista do colaborador, como: as políticas e administração, a supervisão, os maus salários e as condições de trabalho.
Quanto setrata de uma boa cultura organizacional, a tendência é que a satisfação das necessidades pessoais e profissionais sejam realizadas, no entanto, quando o clima é tenso, ocorre alguma frustração destas necessidades, provocando insegurança, desconfiança e descontentamento entre os colaboradores.
Nas palavras de Chiavenato “o clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação dasnecessidades pessoais dos participantes, produzindo elevação do moral interno. É desfavorável quando proporciona frustração daquelas necessidades". Sendo assim, a cultura organizacional pode ser definida também como um conjunto de variáveis que busca identificar os aspectos que precisam ser melhorados, em busca da satisfação e bem-estar dos colaboradores.
Na visão de Stephen P. Robbins, a culturaorganizacional é um sistema de valores compartilhado pelos membros que diferencia uma organização das demais, considerando alguns fatores como: Inovação e assunção de riscos, atenção aos detalhes, orientação para os resultados, orientação para as pessoas, orientação para a equipe, agressividade e estabilidade.
As principais funções da cultura são definir as fronteiras entre uma organização e as outras,proporcionando um senso de identidade aos membros da organização. Facilita o comprometimento com algo maior do que os interesses individuais de cada um, estimulando a estabilidade do sistema social. Serve como sinalizador de sentido e mecanismo de controle para o ajuste dos funcionários na organização.
Os fundadores só contratam e mantêm funcionários que pensem e sintam as coisas da mesma formaque eles. Eles doutrinam e socializam esses funcionários de acordo com sua forma de pensar e de sentir. O comportamento dos fundadores age como um modelo que encoraja os funcionários a se identificar com ele e, dessa forma, a influenciar seus valores, convicções e premissas. Para seleção eles buscam os candidatos que melhor se adaptem a organização e fornecem informações sobre a empresa aoscandidatos oferecendo treinamento adequado para garantir a adaptação desses funcionários.
Quando o assunto é a cultura voltada para o cliente destacam-se também os tipos de funcionário escolhido, ou seja, como ele aborda e se dirige ao cliente em questão, como: liberdade para melhor atender o cliente, autonomia para tomada de decisões, entender a mensagem do cliente, organização e cidadaniaorganizacional.
A contratação desses funcionários deve levar em conta a personalidade e atitudes consistentes com a orientação para o cliente, um bom treinamento e socialização para tornar os funcionários efetivos mais orientados para o cliente, dar autonomia para a tomada de decisões, avaliar o desempenho dos funcionários com base nos comportamento voltados ao bom atendimento do cliente e, claro,...
tracking img