Atps co

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ROTEIRO DE PLANEJAMENTO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS...............9



CONCLUSÃO..............................................................................................................10



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................11














INTRODUÇÃO

Saber negociar tornou-se fator importantíssimopara uma vida profissional, e até mesmo pessoal.
A arte de negociar idéias e projetos tem sido buscada por todos aqueles que reconhecem que as pessoas são o ponto principal neste processo. Estamos envolvidos em negociações diariamente. No nosso trabalho, nas relações afetivas, nas amizades, a necessidade de se chegar a um entendimento é uma constante.
No processo de negociação a importância dasvariáveis básicas (poder, tempo e informação), a importância da comunicação, a busca pelo acordo, a procura por relações duradouras, e a solução de conflitos. A negociação, portanto deve ser a soma de todos estes aspectos, pois conforme o tipo de negociação ou ambiente em que se encontra na prática, um ou outro ponto será mais ou menos relevante no contexto, sendo de grande importância para o bomnegociador conhecer todos os elementos e saber utilizá-lo da melhor forma.
Surge então a grande vantagem em analisar a negociação como um processo de entradas (estímulos) em saídas (respostas), pois por meio dessa visão sistêmica, será possível identificar todos os prováveis elementos que gerenciam uma negociação ganha-ganha, de acordo com a situação vivenciada pelo negociador. Nesta visão oprocesso pode ser definido como envolvendo duas ou mais partes, baseado na comunicação bilateral, iniciado a partir de interesses comuns, sejam afinidades, sejam conflitos, utilizando a informação, o tempo e o poder na busca pelo acordo.
As entradas seriam os impulsos iniciais da negociação (comunicação entre as partes,uso da informação e do poder,os interesses comuns).
O processo seria atransformação destes impulsos em resultado
As saídas seriam o produto final da negociação (o acordo, solução do conflito, relações duradouras).


DEFINIÇÃO DE NEGOCIAÇÃO

A negociação é um processo através do qual duas ou mais partes se afastam dos seus pontos de divergência inicial para chegar a um ponto em que se consegue chegar a um acordo.
O que fazer para tornar a negociação em um sucesso?
• Temposuficiente para nos prepararmos;
• Conhecer o assunto em questão;
• Tratar com respeito todas as partes;
• Utilizar técnicas de comunicação eficazes – por exemplo, saber escutar;
• Haver flexibilidade que permita a cada um obter algo da negociação – resultado ganho-eu/ganhas - tu;
Segundo Laurent “A manipulação é a disposição de alcançar os próprios objetivos utilizando essencialmente apalavra, sem se preocupar muito com a exigência de veracidade de seu conteúdo”.
-Acordos variados: pontos das propostas aceite das partes, o chamado de acordo. São os pontos nos quais o entendimento pode e deve ser realizado.
Barganha - é o ato de fazer e obter concessões das partes envolvidas. Ocorre de forma positiva quando as partes realizam trocas entre si.
Coerção - Muito usada por quem detémum relativo poder sobre a outra parte em busca de um acordo forçado, beneficiando uma das partes.
Laurent, coloca ainda que “Ameaças inconseqüentes possuem a tendência de recair sobre você, especialmente quando empregadas contra partes cuja cooperação poderá lhe ser necessária em dada circunstância no futuro”.
- Emoção - A emoção está intimamente ligada a todas as atividades desenvolvidas.
Aemoção pode ser utilizada de forma positiva, se for racional e controlada, ou
negativa, se não tiver nenhum controle.
- Raciocínio Lógico - Sua utilização possibilita a segurança de que a proposta
Apresentada está calçada em referências.
Segundo Fischer, coloca como sendo sete os elementos-chave em uma
Negociação.
· Alternativas: são possíveis ações que uma parte pode realizar sem entrar...
tracking img