Atps circuitos eletricos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividades Práticas

Supervisionadas

Circuitos Elétricos

Etapa 3

Passos 1, 2 e 3





































.

Capacitores

Função: armazenar cargas elétricas carregando-o e descarregando-o no tempo da freqüência aplicada.(de acordo com o tempo que recebe a carga)
Tipos Características e propriedades:
O capacitor é um componentebasicamente formado por duas placas metálicas, separadas por um isolante chamado de dielétrico. O material de que é feito o dielétrico é quem define o nome do capacitor.
O capacitor de cerâmica consiste de um tubo ou disco de cerâmica de constante dielétrica na faixa de 10 a 10.000. Uma fina camada de prata é aplicada a cada lado do dielétrico. Este tipo de capacitor é caracterizado por baixasperdas, pequeno tamanho e uma conhecida característica de variação de capacitância com a temperatura.
O capacitor de papel consiste de folhas de alumínio e papel kraft (normalmente impregnado com graxa ou resina) enroladas e moldadas formando uma peça compacta. Os capacitores de papel são disponíveis na faixa de 0,0005 a aproximadamente 2 .
O capacitor de filme plastico é bastante similar aocapacitor de papel, na sua forma construtiva. Dielétricos de filme plástico, com poliéster ou polietileno, separam folhas metálicas usadas como placas. O capacitor é enrolado e encapsulado em plástico ou metal.
O capacitor de mica consiste de um conjunto de placas dielétricas de mica alternadas por folhas metálicas condutoras. O conjunto é então encapsulado em um molde de resina fenólica.
Ocapacitor de vidro é caracterizado por camadas alternadas de folhas de alumínio e tiras de vidros, agrupadas até que seja obtida a estrutura do capacitor desejado. A construção é então fundida em um bloco monolítico com a mesma composição do vidro usado como dielétrico.
O capacitor eletrolítico consiste de duas placas separadas por um eletrólito e um dielétrico. Este tipo de capacitor possui altosvalores de capacitância, na faixa de aproximadamente 1 até milhares de . As correntes de fuga são geralmente maiores do que aos demais tipos de capacitores. Possuem um terminal positivo e outro negativo, que devem ser ligados de forma correta a um circuito.
Como qualquer componente eletrônico, o s capacitores apresentam características elétricas e mecânicas, através dos quais são especificadosAbaixo veremos as mais importantes:
Capacitância- é a propriedade (capacidade)dos capacitores armazenarem cargas elétricas. A unidade de capacitância é o FARAD, representado por F e se define como a capacitância de reter uma carga de 1 coulomb (1C), quando é aplicada a tensão de 1 volt(1V).
Obs. Não se deve submeter um capacitor a uma tensão acima da recomendada pelo fabricante.
sob pena dedanificar e até furar o dielétrico e provocar fuga no capacitor.
Associação de Capacitores;
Na associação dos capacitores os terminais destes devem estar submetidos a uma mesma Tensão.
Associação em paralelo.
[pic]
A fórmula abaixo de forma inversa aos resistores nos dá o valor do capacitor equivalente – Ceq
Em uma associação de capacitores em paralelo.
Ceq = C1 + C2 + C3 + ... Cn.Associação em Série-
[pic]
Caso 1- n capacitores iguais: Ceq = C/n, onde C = valor comum dos capacitores envolvidos; N = numero de capacitores do esquema.
Caso 2-Para 2 capacitores diferentes: Ceq = C1 x C2/C1+ C2
Caso 3 – n capacitores diferentes, 1/Ceq= 1/C1 + 1/C2 +1/C3 + ....+ 1/Cn
Associação Mista-Série/Paralelo.[pic]
Neste caso resolve-se em primeiro lugar à parte da associação em paralelo o Ceq da parte de paralelos passa a compor um novo circuito em série.
Ex.: Parte paralela Ceq1 =10 +20 = 30pF. O novo circuito ficará assim: Ceqt = 1/C1 + 1/Ceq1 + 1/C4 = 1/20 + 1/30 + 1/6= 1/Ceqt= 0,05 + 0,033 + 0,16 = 0,99
Ceqt= 1/0,99= 1,01 pF
Observações sobre as utilizações dos capacitores.
Capacitores...
tracking img