Atps circuitos eletricos 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tensão Senoidal
É uma tensão que varia com o tempo de acordo com uma lei senoidal, portanto nesse caso temos uma  expressão matemática para expressar a tensão. A  expressão matemática é :
, ou em função do ângulo
  Onde  VM (em V)  é o valor de pico (valor maximo que a tensão pode  ter) e w  em (rd/s) é a freqüência angular (rd ou graus)  é o angulo de fase inicial,   é  o ângulo  numdeterminado instante t. Observe  que a relação entre ângulo e tempo é dada por :  q = q0 + w.t

Esta equação é análoga à equação que rege o movimento uniforme de um móvel:
                              S= S0+ v.t  
|
Fig03: Representação gráfica de uma  tensão senoidal  em função do tempo |

|
Fig04: Representação gráfica de uma  tensão senoidal  emfunção do angulo  |
Na Fig03, VPP (em V) é chamado de tensão de pico a pico,  T (em s)  é o período (tempo que o fenômeno leva para se repetir).
O numero de ciclos completados segundos chamamos de freqüência (f). A freqüência está relacionada com o periodo por:
f =1/T (Hz)    logo  podemos também escrever  que:
    w=2 πf
Tensão Eficaz
  Para uma senoidal  definimos o seu valor eficaz (VRMS ouVEF) como sendo igual ao valor de uma tensão contínua que  produzirá a mesma dissipação de potência  que a tensão alternada em questão. No caso de uma tensão senoidal o seu valor eficaz é calculado por:
|
Construção de um gerador de corrente alternada
O esquema representa um gerador de corrente alternada, denominadoalternador. O conjunto de espiras é chamado armadura e seus terminais sãocoletados a anéis metálicos.

Em cada anel apóia-se uma escova, geralmente de grafite; a corrente é entregue ao circuito através dessas escovas. Denomina-se coletor o conjunto formado pelos anéis e escovas.

A espira girando em campo magnético uniforme, com velocidade angular constante gera uma corrente alternadainduzida.

O campo magnético do rotor podem ser produzidos por indução (como numa"brushless" alternador), por ímans permanentes (como em máquinas muito pequenas), ou por um rotor enrolamento energizado com corrente contínua através de anéis colectores e escovas. O campo magnético do rotor pode mesmo ser fornecida pelo enrolamento de campo estacionário, com o movimento pólos no rotor. Alternadores automotivos invariavelmente usar um enrolamento de rotor, que permite o controleda tensão gerada do alternador pela variação da corrente no campo do rotor enrolamento. Máquinas de imanes permanentes evitar a perda devida à corrente de magnetização do rotor, mas são limitados em tamanho, devido ao custo do material magnético. Uma vez que o campo magnético permanente é constante, a tensão no terminal varia directamente com a velocidade do gerador. Geradores brushless AC sãogeralmente maiores do que as utilizadas máquinas em aplicações automóveis.
Um dispositivo de controlo automático de tensão controla a corrente de campo para manter a tensão de saída constante. Se a tensão de saída a partir das bobinas estacionárias da armadura diminui devido a um aumento na procura, mais corrente é alimentada para as bobinas de campo de rotação, através do regulador detensão (VR). Isto aumenta o campo magnético em torno das bobinas de campo que induz uma maior tensão nas bobinas da armadura. Assim, a tensão de saída é trazida de volta para o seu valor original.
Comportamento da tensão e corrente Elétrica
A razão entre tensão e corrente em um circuito de corrente alternada recebe o nome de impedância. A impedância de um circuito é composta de três componentes:
• ZR:componente resistiva da impedância ou simplesmente resistência (R);
• ZC: componente capacitiva da impedância ou reatância capacitiva (XC);
• ZL: componente indutiva da impedância ou reatância indutiva (XL);
Uma outra grandeza importante na descrição de circuitos de corrente alterna é a
freqüência das tensões e correntes do circuito. A freqüência linear é medida em Hertz (Hz) e é igual ao número...
tracking img