Atps ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMARIO

1. INTRODUCAO............................................................................................................... 04
2. REALIDADE COTIDIANA........................................................................................... 05
3. INTERAÇÕES SOCIAIS................................................................................................ 06
4. DIVERGÊNCIASSOCIAIS........................................................................................... 08
5. EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.......................................................................09
6. CONCLUSÃO..................................................................................................................12
7. REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS............................................................................13

1. INTRODUÇÃO

Uma análise de como o Homem constrói o seu próprio conhecimento da realidade, tratando das relações entre o pensamento humano e o contexto social dentro do qual ele vive.

Realidade esta que existe independente de nós, entendida no âmbito sociológico como sendo o conjunto de fatos que acontecem no mundo independente da vontade doindivíduo. Mas que ao ser vista e percebida em perspectivas diferentes pelos ditos Homens comuns forma o conhecimento.

Assim, também neste contexto sociológico, o conhecimento pode ser definido como a interpretação que o indivíduo faz da sua realidade, são os aspectos que o indivíduo pensa que compõem a realidade.

2. REALIDADE COTIDIANA
A palavra cultura refere-se a vários sentidos, aquivai ser referido como comportamento social do grupo, uma vez que traduz desenvolvimento e sentidos.
Cultura congrega conhecimentos, artes, moral, leis, costumes, aptdões, hábitos adquiridos, herança cultural, tradição social, toda e qualquer necessidade básica como resposta ao ambiente, expressa modo de vida, povo, ocupação, territorialidade, instituições, linguagem, instrumentos, serviços esentimentos.
Indivíduo refere-se àpersonalidade, a singularidade do ser. O indivíduo, enquanto entidade única, a individualidade. Refere-se à identidade, aquilo que determina uma pessoa como "única" em relação aos outros.
A sociedade é um conjunto de indivíduos que partilham uma cultura com as suas maneiras de estar na vida e os seus fins, e que interagem entre si para formar uma comunidade.
Pode-sechamar de vida cotidiana as atividades rotineiras. Atividades comuns que compõem nosso dia-a-dia como, trabalhar, estudar, encontrar os amigos, conversar, etc. A vida cotidiana apresenta dualidades, o ser humano se mostra ao mesmo tempo controlador e controlado. Os estudos sobre vida cotidiana mostram-se complexos, sendo este um assunto que apresenta diversos pontos de vista, alguns sãoesclarecedores e outros escondem a realidade.
Há uma grande participação do estado e da produção capitalista na vida cotidiana, que manipula e controla o indivíduo, sendo fonte inesgotável de rentabilidade econômica. Pode-se perceber isso quando se vê o comércio de máquinas e utensílios domésticos que transformam ilusoriamente esse cotidiano através dos meios de comunicação abertos a todo tipo de pessoase utilizados para atrair os indivíduos ao consumo irresponsável e compulsivo. O crédito é acessível aos indivíduos de qualquer classe social, possibilitando a falsa sensação de poder.
Considerando estas colocações, podemos entender que: a vida cotidiana é modelada pelo estado e a produção capitalista; o ser humano é usado como objeto que favorece financeiramente estes órgãos, deixando de lado suacondição de ser humano e cidadão.
As atividades cotidianas são muito mais automatizadas do que conscientes. Elas produzem insatisfação porque há a manipulação, as pessoas sentem-se excluídas da sociedade e para fazerem parte da mesma são levadas a adquirir os objetos comercializados. Também proporcionam segurança, acomodando o indivíduo em uma rotina, impossibilitando-o de enfrentar o novo....
tracking img