Atps biologia celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS-GOIÁS

CÉLULA EUCARIONTE ANIMAL

ANÁPOLIS-GOIÁS

Trabalho acadêmico de ATPS apresentado no curso de Medicina Veterinária.
Segunda série “A” como parte da disciplina de Biologia Celular e Embriologia.

ANÁPOLIS-GOIÁS
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO

* Estudo das características celulares, e suas funções.
* Os dois tipos celulares:procariontes e eucariontes.
* Membranas biológicas – composição da membrana plasmática; fluidez de membrana; transporte através da membrana; e funções da membrana celular.
* Citoplasma – composição; função.
* Citoesqueleto – constituição e função.
* Organelas citoplasmáticas – estrutura, caracterização e função.
* Metabolismo – conceito e desenvolvimento.
* Núcleo celular– conceito, localização, função, e organização do material genético.

Célula procarionte Célula eucarionte animal
Foi na Grécia , há cera de 4 mil anos, que surgiram as ideias que influenciaram as ciências biológicas durante séculos. Aristóteles lançou os critérios de classificação dos seres vivos e a hipótese da origem da vida por geração espontânea.
Na Europa no século XVII, os primeirosmicroscópios ópticos possibilitaram a descoberta das células (do latim cella, espaço vazio). Em 1663, Robert Hooke observou, em finos cortes de cortiça, pequenos compartimentos por ele denominados Células. As primeiras células vivas foram micro-organismos unicelulares observados pela primeira vez em 1673, por Anton Vam Leeuwenhoek. Em 1838, Mathias Schleiden e Theodor Schwann formularam a TeoriaCelular, segundo a qual todos os seres vivos são formados por células. Em 1855, Rudolf Virchow ampliou o conceito da teoria celular, expressando a famosa frase Omnis cellulae e cellula, que significa “Todas as células se originam de células preexistentes”
Teorias Sobre a origem da vida e evolução das células
Após o renascimento, as ideias oriundas da Grécia ainda influenciavam cientistasimportantes, que defendiam a hipótese de abiogênese ou geração espontânea (Estudo sobre a origem da vida a partir de matéria bruta) Segundo esta hipótese , deveria existir no ar um “princípio ativo” ou “vital” capaz de transformar matéria inanimada em matéria viva. Em contrapartida outros defendiam a hipótese de que a vida só poderia surgir de outra pré-existente, conhecida como hipótese da Biogênese(matéria viva procede sempre de matéria viva) A polêmica só terminou por volta de 1860, quando Louis Pasteur (1822-1895), em seu experimento de balões volumétricos, conseguiu provar que a biogênese estava correta.
Mas a hipótese mais aceita para explicar a origem das células é a heterotrófica. Segundo esta hipótese, as primeiras células surgiram nos oceanos e lagos primitivos, que eram ricos emcompostos orgânicos, sob uma atmosfera pobre em oxigênio. Provavelmente realizavam reações químicas muito simples, como a fermentação anaeróbica, e eram similares a bactérias, que hoje classificam como seres procariontes heterótrofos e anaeróbios.
O esgotamento dos compostos orgânicos dos oceanos criou as condições para o surgimento das primeiras células autótrofas (São capazes de produzir seupróprio alimento), que realizam fotossíntese. Estas células desenvolveram a capacidade de produzir glicose a partir de água e dióxido de carbono, liberando gás oxigênio na atmosfera.
Algumas células primitivas se adaptaram ao oxigênio e passaram a fazer respiração celular, resultando nos seres aeróbicos, que utilizam o oxigênio para extrair energia da glicose, liberando água e dióxido de carbono.Durante a evolução, as células desenvolveram um sistema de membrana internas que resultou na formação do envoltório nuclear e das organelas citoplasmáticas. Hoje, essas células são conhecidas como células eucarióticas.

Características Celulares e suas funções
Existem dois tipos de células. As células procariontes e células eucariontes.
A principal diferença entre os dois tipos celulares é...
tracking img