Atps banco de dados etapa 1 2 e 3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVIONADAS

SISTEMAS DE BANCO DE DADOS
(Etapas 1, 2 e 3 )



Brasília-DF, Abril de 2013.
- ETAPA 1 -
Passo 1 - Relatório

Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de uma base de dados. Seu principal objetivoé retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos dados. Com o tempo os SGBD’s passaram a ser utilizados de diferentes formas de representação ou modelo de dados como: hierárquico, em redes, relacional e orientado a objetos.

Alguns tipos de programas SGBD:

POSTGRESQL: é um dos resultados de uma ampla evolução que se iniciou com oprojeto Ingres, desenvolvido na Universidade de Berkeley, Califórnia em 1982, no qual seu maior problema era a incapacidade de combinações de dados simples que formam uma única unidade. Após várias atualizações hoje o software tem adquirido prestígio na comunidade Linux, tendo recebido diversas vezes o prêmio Linux Journal Editor's Choice de melhor sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD).MySQL: foi criado na Suécia por dois suecos e um finlandês: David Axmark, Allan Larsson e Michael "Monty" Widenius. Hoje seu desenvolvimento e manutenção empregam aproximadamente 400 profissionais no mundo inteiro, e mais de mil contribuem testando o software, integrando-o a outros produtos, e escrevendo a respeito dele. É atualmente um dos bancos de dados mais populares, com mais de 10 milhõesde instalações pelo mundo.
Entre outros bancos de dados temos: IBM Informix, Firebird, HSQLDB, IBM DB2, mSQL etc.

Passo 2 - Arquivos convencionais X SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados)

* Arquivos convencionais:

Um arquivo é uma coleção de registros do mesmo tipo, ou seja, referentes a um mesmo assunto e com o mesmo formato padrão (layout). Constitui o componente do sistemano qual são armazenados os dados, que combinados através dos programas servem de base para a geração da informação desejada pelo usuário, através de relatórios e consultas on-line.
Arquivo em si não é um banco de dados, mas sim a forma como a informação está organizada é o que dá origem ao banco.
Sistema Gerenciador de arquivos ou gestor de ficheiros é um programa de computador usado para criare organizar diretórios e arquivos em sistemas operacionais. O gerenciamento de arquivos tem como função: gerenciar espaços livres, criar e deletar arquivos, criar e deletar diretórios, mapear arquivos em disco, fazer a manipulação de arquivos e diretórios.
O sistema possibilita uma redundância não controlada de dados e inconsistência ao permitir que em um sistema um dado seja alterado e essemesmo dado não seja alterado em outro.

* SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados)

É o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de uma base de dados. Seu principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos dados. O SGBD disponibiliza uma interface para que seus clientes possamincluir, alterar ou consultar dados previamente armazenados. Em bancos de dados relacionais a interface é constituída pelas APIs (Application Programming Interface) ou drivers do SGBD, que executam comandos na linguagem SQL(Structured Query Language).
Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados é uma coleção de programas que permitem ao usuário definir, construir e manipular Bases de Dados para asmais diversas finalidades.
Há separação entre programas e dados. No SGBD os acessos são escritos no banco de dados e os programas enviam comandos solicitando o acesso aos dados. Esse conceito é chamado de abstração de dados, que se caracteriza por uma independência entre programas e dados e entre programas e operações de manipulação de dados. São permitidas visões diferenciadas sobre a mesma...
tracking img