ATPS AUDITORIA

1301 palavras 6 páginas
ATPS AUDITORIA

ETAPA 1
PASSO 2
1. Explicar o que é Auditoria.
R: Uma auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração.
A auditoria (revisão de contas) é definida como uma análise sistematizada das demonstrações financeiras de uma empresa (entidade), preparadas de acordo com os registos contabilísticos da entidade, com o objectivo de expressar uma opinião sobre a posição financeira da empresa (entidade). Complementarmente é efectuada uma apreciação da organização contabilística e da adequacidade do sistema de controlo interno. Auditoria é em um exame cuidadoso, sistemático e independente das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas (em conformidade) à consecução dos objetivos.

A auditoria também identifica deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro e apresenta recomendações para melhorá-los As auditorias podem diferir substancialmente, dependendo de seus objetivos, das atividades para os quais se utilizam as auditorias e dos relatórios que se espera receber dos auditores.

2. Quais os tipos de auditoria existentes. Explicar cada uma.

Em geral, as auditorias podem ser classificadas em três grupos: 1. auditoria financeira;
2. auditoria de cumprimento e
3. auditoria operacional. AUDITORIA FINANCEIRA
No caso da auditoria financeira, há interesse na auditoria das demonstrações financeiras da entidade como um todo.
O objetivo geral de uma auditoria das demonstrações financeiras é fazer com que o auditor expresse uma opinião sobre se as demonstrações financeiras estão razoavelmente

Relacionados

  • GovernancaTI
    100432 palavras | 402 páginas
  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas
  • Arquivos Simbidor 2007
    280343 palavras | 1122 páginas