ATPS arte criatividade e recreação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA





ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO





Ana Claudia Alves do Nascimento
Claudinéia Alves do Nascimento
Licleide Araujo Soares da Silva
Mauricélia Cavalcante Silva
Tatiane da Silva Pereira








TAGUATINGA – DF
2014


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIAARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO



Ana Claudia Alves do Nascimento-3823682160
Claudinéia Alves do Nascimento-3823690538
Licleide Araujo Soares da Silva-3814664791
Mauricélia Cavalcante Silva-4311797133
Tatiane da Silva Pereira-4300070058



Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, sob orientaçãodo professor-tutor a distância Rerison Rodrigues de Oliveira.



TAGUATINGA – DF
2014
Sumário
Introdução.....................................................................................................5
Memória escolar............................................................................................6
Qual é o papel da arte na educaçãocontemporânea?...................................7
Quais são as habilidades fundamentais a serem desenvolvidas, com base nas propostas destes documentos, para cada um dos pilares da expressividade artística?........................................................................................................8
Plano de aula..................................................................................................9
Apreciação de obras dearte e sua importância para o desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade infantil............................................................11
Considerações Finais.........................................................................................13
Referencias Bibliográficas................................................................................15














Introdução
Aarte deve ser reconhecida como a mais segura das formas de expressão que a humanidade já conseguiu criar. Como tal é que ela se vem propagando desde a aurora da civilização. Em todas as épocas o homem tem feito coisas para seu uso e tem adotado milhares de ocupações exigidas por sua luta de vida. Tem sido interminável sua luta pelo poder, pelo lazer e pela felicidade material. Criou línguas esímbolos e acumulou um impressionante acervo de saber; nunca se esgotam seu engenho e sua capacidade inventiva.
Arte é um trabalho do pensamento, um pensamento emocional e específico que o ser humano produz, com relação ao seu lugar no mundo. Daí a importância de repensar a educação sob a perspectiva da arte e transformá-la numa atividade estética, num ensino criador, em que haja uma integração entrea aprendizagem racional e a estética, para além do ensino de Arte. Assim, conhecer será também maravilhar-se, divertir-se, brincar com o desconhecido, indagar a existência humana, interpretar diferentes papéis, arriscar hipóteses ousadas, trabalhar duro, esforçar-se e alegrar-se com descobertas.
O ensino, no Brasil esta passando por grandes transformações, cujo eixo é o entendimento dadiferenciação e da interação entre o processo de ensino e o processo de aprendizagem.
A arte é uma disciplina obrigatória nas escolas, conforme determinação da LDB 9394/96. Cabem as equipes de educadores das escolas e redes de ensino realizar um trabalho de qualidade, a fim de que as crianças, jovens e adultos gostem de aprender arte.
A arte em todo o tempo tem sido uma forma de expressar que revela ao homem asua plenitude de vida. E é nessa plenitude que a arte é alcançada pelo homem, revelando todo o sentido da vida, ora pintando, desenhando, cantando, dançando, dramatizando ou poetizando.
Trazer a disciplina de artes para a escola significa criar mecanismos de organização pedagógica para seu desenvolvimento, dotando a instituição escolar de espaços e tempos curriculares para professores e...
tracking img