Atps anhanguera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Engenharia - Ciclo Básico
Professora: Maria da Penha

ATPS – Calculo 2

Nomes: RA:

Aula-tema: Conceito de Derivada e Regras de Derivação.
Esta atividade é importante para que você possa verificar a aplicação da derivada inserida em conceitos básicos da física. A noção intuitiva de movimento, velocidade, aceleração é algointrínseco a todos, já que é algo natural. No entanto, quando visto sob um olhar crítico científico, pode se observar as leis da física, em que as operações matemáticas e regras de derivação básica estão intimamente ligadas a essas leis.Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)
Pesquisar o conceito de velocidade instantânea a partir do limite, com . Comparar afórmula aplicada na física com a fórmula usada em cálculo e explicar o significado da função v (velocidade instantânea), a partir da função s (espaço), utilizando o conceito da derivada que você aprendeu em cálculo, mostrando que a função velocidade é a derivada da função espaço.
Dar um exemplo, mostrando a função velocidade como derivada da função do espaço, utilizando no seu exemplo aaceleração como sendo

Cida - 5
Walison - 2
Derick - 4
Ramon - 6
Ewerton – 1
Somatoria dos RA`s= 18
a=18m/s2
s=3t2-2t2
s`=9t2-4t
v=9t2-4t
v`=18t-4t
a=18t-4
a=18.1,222-4
a=18m/s2

Velocidade instantânea:
Para ilustrar o conceito de velocidade instantânea, vamos parafrasear uma anedota contada por Richard Feynman, um dos maiores físicos do século passado, em seu livro “The Feynman Lecturesin Physics”, que foi adaptada pelo Prof. H. Moysés Nussenzveig em seu livro “Curso de Física Básica”:
Um policial pára o carro de uma loura que andava em alta velocidade e exclama:
- Dona, a senhora estava andando a 120 km/h, quando o limite nesta rua é de
60 km/h!
Então a loura responde:
- Mas seu guarda, como é que eu podia estar andando a 120 km por hora, quando eu só estou dirigindo faz20 minutos!?
Daí o Feynman diz no livro dele: “Vamos supor que ao invés do guarda dizer
- Então a senhora explique isso ao Detran porque vai receber uma multa! - o guarda resolva dar uma lição de Física para a loura: - O que eu quero dizer é que, se a senhora seguisse em frente nessa velocidade, depois de uma hora teria percorrido 120 km!”
- Mas seu guarda, se eu seguisse em frente, eu iriabater nesse prédio aí da frente!
- Bem, isso é verdade, mas se a senhora tivesse continuado assim por 1 minuto, teria percorrido 2 Km; se a senhora continuasse por 1 segundo, teria percorrido
33,3 m; e se fosse em frente por 0,1 s, teria percorrido 3,33 m. Desse jeito a senhora poderia perfeitamente ter infringido a lei durante 0,1 segundos!
- Mas seu guarda - disse a loura - o limite develocidade é de 60 Km/h, e não de 1,66 metros em 0,1 segundos!
Então o guarda se sai com essa:
- Dá no mesmo, minha senhora. O que importa aqui é a velocidade instantânea! Para fixar as idéias, considere o seguinte exemplo: suponha que você veja um radar a 100 m de distância quando dirigia seu carro a 100 km/h. Para não ser multado, você precisa passar pelo radar a menos de 50 km/h. Então,imediatamente você pisa nos (medida em metros) e encontra o radar 5,74 segundos depois (na posição zero), como pode ser visto na figura 1.3:
- Qual a velocidade do carro no instante t= 5,74 s?
Para calcular a velocidade neste instante, vamos diminuir o intervalo de tempo até que ele seja tão pequeno, que o intervalo se reduz a esse instante.Vamos começar com o intervalo entre 0 s e 5,74 s, a velocidademédia neste intervalo é:


Figura 1.3: As posições de um carro que se aproxima de um radar em função do tempo. Vamos agora diminuir para o intervalo de tempo entre os instantes 4,74 se 5,74 s, a velocidade média neste intervalo é:

Vamos diminuir ainda mais para o intervalo entre 5,73 s e 5,74 s, a velocidade média neste intervalo é:

Vamos diminuir ainda mais para o intervalo entre...
tracking img