Atps anhanguera direito civil i etapa 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE
CAMPOS I
DIREITO NOTURNO
SEMESTRE I























INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL


















CAMPO GRANDE – MS
2011
















Introdução ao Direito Civil
































CAMPO GRANDE-MS
2011




O presentetrabalho visa realizar um estudo especificamente do Direito Civil, e dentro deste, tratar da introdução do Direito Civil. Para tanto, e tendo em vista a necessidade de se ater somente ao tema proposto, far-se-á um breve comentário de cada autor proposto nesta primeira etapa, explanando o conceito em resumos individuais, realizados por cada um dos participantes do grupo, em pensamentos independentese subjetivos. Nossa intenção é tão somente expor as idéias complementares que possam estar objetivadas em palavras de conceitos autorais individuais que venham a completar o conhecimento da teoria conceitual e analítica realizada por interpretes ilustres e reconhecidos dessa área contemporânea do Direito atual.
SUMÁRIO



1.INTRODUÇÃO.......................................................................... 4
2. CONCEITOS ACERCA DO DIREITO CIVIL.......................... 5
3. REFERENCIA............................................................................. 8




1. INTRODUÇÃO



O Direito vem sendo considerado, desde os tempo mais remotos, como uma forma de estipular limitações as pessoas para o convívio em sociedade, vindo a palavra do latindirectum, o que é reto, abrange ainda uma forma concisa e coerente, agindo como pacificador de atos tidos como incorretos para a vivência social, objetivando em formas normativas o que se tem como necessário para uma sociedade pacificada e tranquila, uma ocorrência natural da vida em sociedade.
Logicamente,em tempos antigos, a obrigação de fazer com que isso fosse conciso era de responsabilidadede chefes de Estado por determinações verbais, vindo o Direito com o objetivo de implantar essas normativas como leis, fazendo assim com que as pessoas respeitassem hoje em dia.
Com a evolução das sociedades, a forma de introduzir o cidadão ao Direito em suma, responsabilizando-o por seus atos, o fazendo responsável por uma sociedade branda e mais limpa para se viver.



Introduçãoao Direito Civil I, conceitos;

Segundo o conceito de Carlos Roberto Gonçalves, existe uma grande diferença em ser da natureza e o de dever ser na natureza do mundo jurídico (pag. 3, Direito Civil I, ano 2003, Editora Saraiva), impondo, esta, certas limitações para a vida em grupo, já que este não consegue viver separado de um convívio pessoal, agregando a si responsabilidades para tal. Crendoainda que o conceito sobre Direito mais conciso e o de Radbruch, citado por Washington de Barros Monteiro, no qual o direito é “o conjunto de normas gerais e positivas, que regulam a vida em social.” (pag. 2, Direito Civil I, ano 2003, Editora Saraiva)
O contexto da humanidade tem sido transformada por essas normativas estipuladas, criando um interesse maior de sua população para oagrupamento, gerando uma coesão de interesses e abrangência de responsabilidades, condutas essas capazes de direcionar regras de relação para o convívio com seu semelhante, evitando o surgimento de conflitos advindos de divergências de pensamento ou atitude que possam estar de encontro a seus conceitos ou pré conceitos de determinado assunto.
Temos ainda o pensamento conjunto sobre conceitodeterminado por Pablo Stolze Gagliano e Rodolfo Pamplona Filho, no livro Novo curso de Direito 12ª Edição, publicado em 2010;


“O primeiro passo para se classificar o direito, portanto, é reconhecer a sua característica essencialmente humana, instrumento necessário para o convívio social.”

Invocando a validade do conceito latino ubi homo, ibi jus(onde há homem há direito), visando...
tracking img