ATPS ANDREIA TCC

1243 palavras 5 páginas
O MENOR TRABALHADOR AMBULANTE
O método utilizado neste TCC- é de CASO, GRUPO, COMUNIDADE, podemos ver que é um método conservador.
A jocy conta no seu trabalho que quando recebiam a incumbência de “tratar” um caso social, procuravam estudá-lo, obedecendo as técnicas aprendidas dentro dos “princípios de serviço social de “casos”.
Ela conta que as experiências foram diversas, embora o campo fosse o mesmo, de menores trabalhadores de rua.
Durante todo período que estagiamos no clube do pequeno trabalhador tivemos oportunidades excelentes de aprendizagem, de estabelecer grande ciclo de conhecimentos e, sobretudo de estudar o comportamento de menores que relegam sua infância e muitas vezes a educação pela necessidade de trabalhar para sustento próprio e ajudar na manutenção de sua família.
Sendo nosso programa de trabalho de comunidade a parte referente ao setor profissional dos menores, procuramos desenvolver nossa atividade dentro das possibilidades, restritas, que a obra oferecia.
Desde o início, sentimos que a comunidade está sempre disposta a responder ao eco de tudo que seja útil e aproveitável. Tínhamos um campo sem limite-a Comunidade Geográfica. Entretanto, os limites da obra não eram tão extensos, o que muito dificultou nossa atuação. O clube do Pequeno Trabalhador é ainda uma obra embrionária que vem lutando idealmente por uma causa tão nobre e um problema que aflige a todos os que se preocupam com o desenvolvimento comunitário.
1-Um novo amanhancer:
“Não há menores culpados, há menores infelizes, vitimas do meio o da herança”. (Desembargador Sabóia Lima)
Bem perto, ainda lhe ouvimos o eco - estão os dias nublados e prestes a desabar temporais, quando se falava em assistência os menores no Brasil dentro das linhas do SAM. Doloroso passado, que temos em mente ainda tão presente e tão lastimável. Era a forma de tortura oficializada; de marginalização aplaudida; de deturpação incentivada. Quantos menores ali esqueceram até seus próprios nomes para receberem

Relacionados