Atps anatonmia i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O complexo corpo humano está constituído de trilhões de células especializadas que demonstram uma divisão de trabalho. Células de um organismo multicelular dependem uma da outra para os mesmos fundamentos de sua existência. A maioria das células do corpo está firmemente implantada em tecidos e são incapazes de obter alimento e oxigênio em seus próprios locais, ou até mesmolivrar-se dos seus próprios resíduos. Portanto, torna-se necessário um sistema altamente especializado e eficiente de transporte de materiais no interior do corpo.
O sangue contido no interior dos vasos atua nesta função de transporte. Um número estimado de 96.540 km de vasos ao longo do corpo de um adulto assegura que continuamente chegue o alimento a cada uma dos trilhões de células vivas. Contudo,o sangue também pode transportar doenças causadas por vírus, bactérias, e as suas toxinas.
Coração é um órgão vital do corpo humano responsável pelo percurso do sangue bombeado através de todo o organismo, com isso o sangue é dependente da atividade realizada pelo coração.
O coração, juntamente com o sangue, faz parte do sistema circulatório, que também, é chamado de sistema cardiovascular.O sistema circulatório e o sistema respiratório estão intimamente ligados, uma vez que é o sangue que transporta o oxigênio a todas as partes do corpo humano onde ele é necessário.
Sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pelas trocas gasosas do organismo dos animais com o meio ambiente, ou seja, a hematose pulmonar, possibilitando a respiração celular.
Diante disso, seráapresentado o coração, o sangue e o sistema respiratório, com suas devidas funções e características.

2. CORAÇÃO

O coração é um órgão muscular oco, que funciona como uma bomba contrátil-propulsora, se incluindo no sistema cardiovascular.
A estrutura do coração permite que ele sirva como um sistema de bomba transportadora que mantém o sangue circulando continuamente atravésdos vasos sanguíneos do corpo.

2.1 Localização e Projeção Superficial do Coração

O coração é um órgão muito potente, que é relativamente pequeno, aproximadamente do tamanho de um punho fechado. O coração fica perto da linha média da cavidade torácica, no mediastino; e entre os revestimentos (pleuras) dos pulmões. A posição do coração, no mediastino, é mais facilmente apreciada pelo exame desuas extremidades, superfícies e limites. O coração possui um ápice, extremidade pontuada, que se dirige para baixo, para frente e para a esquerda, e uma base, que é mais difícil de visualizar do que o ápice, que é a porção mais larga do coração dirigida para trás, para cima e para a direita. Além do ápice e da base, o coração tem diversas superfícies e bordas (margens), que são úteis para adeterminação de sua projeção superficial. A superfície anterior fica logo abaixo do esterno e das costelas. A superfície inferior é a parte do coração que, em sua maior parte, repousa sobre o diafragma, correspondendo à região entre o ápice e a borda direita. A borda direita está voltada para o pulmão direito e se estende da superfície inferior à base; a borda esquerda, também chamada de borda pulmonar,fica voltada para o pulmão esquerdo, estendendo-se da base ao ápice.
A determinação da projeção superficial de um órgão envolve traçar suas dimensões, em relação com pontos de referência na superfície do corpo. Essa prática é útil quando se fazem procedimentos diagnósticos (por exemplo, a punção lombar), auscultação (por exemplo, ouvir os sons cardíacos e pulmonares) e estudos anatômicos. Podemosprojetar o coração sobre a superfície anterior do tórax, pela localização dos seguintes pontos de referência: o ponto superior direito fica situado na borda superior da terceira cartilagem costal direita, cerca de três cm à direita da linha média. O ponto superior esquerdo fica situado na borda inferior da segunda cartilagem costal esquerda, cerca de três cm à esquerda da linha média. Uma...
tracking img