Atps Analise estruturada De sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Principais Diferenças De Arquivos Convencionais

O arquivo em si não é um banco de dados, mas sim a forma como a informação está organizada é o que dá origem ao banco de dados. As bases de dados manualmente pode ser difícil de controlar e modificar. Da mesma forma, em um arquivo de paciente em que a informação é desordenado pelo nome deles será um bastante incómodo para encontrar todos ospacientes que vivem em uma área. Não podemos comparar com os arquivos de banco de dados, porque é necessário ter mais de um arquivo, mas se é assim que entramos no problema: a redundância de dados, inconsistência de dados, a heterogeneidade de formatos de dados, não podemos compartilhar dados de diferentes aplicações, e não gerenciar a segurança de todos os arquivos e, finalmente, a pequenas mudançasna estrutura dos dados exige muitas horas de programação para agradá-los. Os problemas descritos acima podem ser resolvidos através da criação de um banco de dados Management Systems (DBMS), DBMS (Data Base Management System).
Basicamente em um processamento de arquivos convencional a definição dos dados está contida na aplicação e num SGBD a definição dos dados está no âmbito do SGBD ao qual asaplicações se conectam. Por exemplo: em uma lista telefônica não pode encontrar o número de uma pessoa, se não sabemos o nome dele, mas sei onde você mora. Formalmente o termo banco de dados se refere aos dados em si e todas as estruturas de dados que os suportam. Com o tempo os SGBD foram incorporando diversas funções. Atualmente qualquer SGBD permite: Definição dos dados: definir a estrutura dedados de um banco de dados, remover estruturas de dados de um banco de dados, modificar estruturas de dados existentes.  Manipulação de dados: atualizar, inserir, modificar e excluir dados. Recuperação de dados: obter os dados em resposta a solicitações dos usuários finais ou de programas aplicativos Administração: registro e monitoramento dos usuários, garantir a segurança dos dados, monitorar aperformance, manutenção da integridade dos dados, gerenciar o controle da concorrência de acessos, manter rotinas de recuperação em caso de falha no sistema.

SGBD – Sistema Gerenciador de Banco de Dados

Nos sistema gerenciador de Banco de Dados um arquivo (tabela) é definido uma única vez e atende a várias aplicações. Armazena-se junto com os dados toda as informações referentes à formacomo foram estruturados os dados e onde eles estão armazenados fisicamente. Essas informações estão armazenadas em um catálogo que é chamado de meta-data. Há separação entre programas e dados. No SGBD os acessos são escritos no banco de dados e os programas enviam comandos solicitando o acesso aos dados. Esse conceito é chamado de abstração de dados, que se caracteriza por uma independência entreprogramas e dados e entre programas e operações de manipulação de dados. São permitidas visões diferenciadas sobre a mesma base de dados para aplicações diferentes. É permitido acesso simultâneo de vários usuários ao mesmo dado. Essa simultaneidade é tratada através do gerenciamento da concorrência.

Vantagem E Desvantagem De Uso Do SGBD

Controle de Redundância: No processamento tradicional dearquivos, cada grupo de usuários deve manter seu próprio conjunto de arquivos e dado. Desta forma, acaba ocorrendo redundâncias que prejudicam o sistema com problemas como: Toda vez que for necessário atualizar um arquivo de um grupo, então todos os grupos devem ser atualizados para manter a integridade dos dados no ambiente como um toda; A redundância desnecessária de dados levam ao armazenamentoexcessivo de informações, ocupando espaço que poderia estar sendo utilizado com outras informações.
Compartilhamento de Dados: Um SGBD multiusuário deve permitir que múltiplos usuários acessem o banco de dados ao mesmo tempo. Este fator é essencial para que múltiplas aplicações integradas possam acessar o banco. O SGBD multiusuário deve manter o controle de concorrência para assegurar que o...
tracking img