ATPS Analise De Investimento ETAPA 3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 3
Técnicas de Investimentos
A decisão de um investimento não pode ser tomada sem algumas análises. É preciso algumas técnicas que garantam a eficácia do investimento projetado. Existem váriastécnicas de Analise de Investimentos, desde as mais simples até as mais sofisticadas. Essas técnicas baseiam – se sob a montagem de fluxos de caixa e os diferentes tipos de projetos.
São elas:Período de retorno: Playback
Valor Presente Liquido: VPL
Taxa Interna de retorno: TIR
Payback
Denominado como período de retorno. O payback tem como objetivo avaliar o tempo que o projeto demorará aretornar o total do investimento inicial. Quanto menor o tempo de retorno do investimento, mais interessante será esse investimento.
O seu calculo e análise deve ser dar mediante a uma tabela, na qual devemser inseridas as seguintes informações:
Investimento Inicial
Os períodos de tempo (dias, meses, anos).
O fluxo de caixa de cada período – (entradas e saídas)
O valor acumulado.
Há diferentes critériosde decisão a serem tomadas com o payback, dependendo da aplicação de projetos únicos ou de projetos concorrentes.
Projeto único: existe uma definição de um tempo máximo aceitável com o payback. Se oprojeto apresentar um payback inferior ao máximo aceitável, tal projeto deve ser aceito, senão , de modo contrario, deve ser rejeitado.
Projetos concorrentes: há a existência de dois ou mais projetosque são excludentes entre si, de modo que deve ser escolhido aquele que apresentar menor payback, e logo apresentar um retorno rápido.
Existem algumas criticas com relação a essa técnica: não leva emconsidera o valor do dinheiro no tempo, não considera os riscos de cada projetos, que podem ser muito diferentes, não considera o fluxo de caixa após o período de payback.
Valor Presente liquido(VPL)
É um método alternativo ao Método do Payback, tendo em vista que tem como objetivo complementa-lo ou até mesmo corrigir as deficiências apresentada por ele. Deve ser construído o Fluxo de Caixa do...