Atps algoritmo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Algoritmos e Programação

Noção de Algoritmos
Algoritmo pode ser dada como a especificação da sequência ordenada de passos que deve ser seguida para a realização de uma tarefa, garantindo a sua repetibilidade.
O algoritmo não é a solução do problema mas o meio por onde podermos solucionar o problema.
Diz-se que um algoritmo é eficaz quando atinge o objectivo principal, ou seja, a análiseda resolução do problema realiza-se prioritariamente.
Pode dar-se o caso que exista um algoritmo eficaz mas não eficiente, na medida do possível devemos tentar obter estes dois conceitos conjuntamente.
Para conseguir resolver qualquer problema devem-se ter em atenção os seguintes passos:
- Análise do problema – neste ponto define-se o problema, compreende-se e analisa-se com todo o detalhe.- Desenho do algoritmo – neste ponto deve-se elaborar um algoritmo que reflita passo a passo a resolução do problema.

Pseudo Linguagem
A pseudo-linguagem (ou pseudocódigo)é uma maneira intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação de representar um algoritmo. Ela utiliza um conjunto restrito de
palavras-chave, em geral na língua nativa do programador, que temequivalentes nas
linguagens de programação. Além disso,a pseudo-linguagem  não requer todo a rigidez
sintática necessária numa linguagem de programação, permitindo que o aprendiz se
detenha na lógica do algoritmos e não no formalismo da sua representação.
Como exemplo temos as seguintes formas de esboçar um algoritmo.

1ª) Narrativa descritiva
Nesta forma de representação os algoritmos sãoexpressos diretamente em linguagem natural.

Receita de bolo:
Misture os ingredientes
Unte a forma com manteiga
Despeje a mistura numa forma
Se houver coco ralado
então despeje sobre a mistura
Leve a forma ao forno
Enquanto não corar
deixe a forma no forno
Retire do forno
Deixe arrefecer

Notamos que desta forma é explicado como fazer um bolo de forma direta resultando em umbolo pronto, porém as explicações são sempre feitas com um verbo iniciando as frases para indicar a ação que deve ser executada.

2ª) Fluxograma convencional
Esta forma de representação de algoritmos é intermédia à descrição narrativa e ao pseudocódigo, pois é menos imprecisa que a primeira e, no entanto, não se preocupa com detalhes de implementação do programa, como, por exemplo, o tipo devariáveis utilizadas. Há vários padrões que definem as formas geométricas das figuras e que devem ser usados para representar cada um dos diversos tipos de instruções; contudo, nenhum deles sobressai em relação aos demais no que diz respeito à aceitação por parte dos usuários.
Nos fluxogramas convencionais existe uma preocupação com os detalhes de nível físico da implementação do algoritmo. Porexemplo, diferentes figuras geométricas são adotadas para representar operações de saída de dados realizadas em diferentes dispositivos.

Exemplo de Fluxograma:

3ª) Portugol
Portugol é uma forma genérica de escrever um algoritmo, utilizando uma linguagem simples (nativa a quem o escreve, de forma a ser entendida por qualquer pessoa) sem necessidade de conhecer a sintaxe de nenhuma linguagem deprogramação. É, como o nome indica, um pseudocódigo e, portanto, não pode ser executado num sistema real (computador) — de outra forma deixaria de ser pseudo.
Os livros sobre a ciência de computação utilizam frequentemente o pseudocódigo para ilustrar os seus exemplos, de forma que todos os programadores possam entendê-los (independentemente da linguagem que utilizem).

Estrutura de um ProgramaA estrutura de um algoritmo deve seguir o seguinte sequencia.
Dar nome ao algoritmo para que se saiba qual a função deste código, em sequencia declarar as variáveis que são onde se guardará as informações inseridas pelo usuário do programa .
Em seguida inserir as diretrizes de entrada de dados para serem armazenadas nas variáveis.
Efetuar a inserção das diretrizes de processamento de dados...
tracking img