Atps - aec -i 1 etapa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ


PSICOLOGIA

3. º Semestre












ATPSAEC - I





Aluno:
Maria Karla mendes.















Santo AndréOutubro/2011

CONDICIONAMENTO OPERANTE / MODELAGEM / REFORÇAMENTO
O condicionamento operante é um mecanismo que premia uma determinada resposta de um indivíduo atéele ficar condicionado a associar a necessidade à ação.Exemplos deste comportamento seriam: jogar pedra, escrever uma palavra, abrir uma porta. O condicionamento operante é uma resposta a um estímulopuramente externo, é um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento - um processo que Skinner chamou de modelagem.
O instrumento fundamental de modelagem é o reforço - a conseqüência de uma açãoquando percebida por quem a pratica. Para o behaviorismo em geral, o reforço pode ser positivo (uma recompensa) ou negativo (ação que evita uma conseqüência indesejada). No condicionamento operante, ummecanismo é fortalecido no sentido de tornar uma resposta mais provável, ou melhor, mais freqüente.
Thorndike à partir de seus experimentos com gatos propôs a lei de efeito como um enunciado quetentava esclarecer aquele comportamento que hoje é chamado de operante.
Para Skinner ao pesquisar os reflexos usando ratos de laboratório, ele verificou duas coisas: Que nem toda ação dos animaispodia com facilidade ser atribuída a eventos antecedentes da forma relatada por Pavlov, e que dependendo de qual era a conseqüência de uma ação, sua freqüência aumentava, sem que houvesse um aumentona freqüência de estímulos antecedentes que a pudesse estar eliciando. De acordo com Skinner, o comportamento é fracionado para facilitar a análise. Estas partes são as unidades que consideramos e...
tracking img