ATPS ADM DE MATERIAS E LOGISTICA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto




UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Curso Superior Tecnologia em Gestão Hospitalar
Atividade Avaliativa – ATPS
Administração de Materiais e Logística
Prof. Me. EAD – Luiz Manuel Palmeira
Prof.ª. Tutora Presencial – Adriana Oliveira
Givanildo Santos Roseira – RA 433170
Eliete Santos Rodrigues – RA 429080
Josemary Souza Magalhães – RA 415934
Carla MariaBittencourt Dias Lima – RA 442724
Ednalva Vidal Ferreira dos Anjos – RA 445653
Maria Bernadete Pereira dos Anjos – RA 445646
SALVADOR-BA
2013.2
Sumário


Introdução 03
Desenvolvimento 04
Conclusão 23
Bibliografia 24











Introdução
O objetivo deste trabalho é descrever a logística moderna e as áreas de administração demateriais dentro de uma empresa. Entender a logística de materiais em grandes empresas, que facilita o fluxo de produtos do ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, e fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, obtendo níveis de serviço adequados aos clientes, a um custo razoável. Entende-se que a Qualidade visa o atendimento das necessidades do clientecontinuamente.
Para uma boa administração de materiais, existem pontos importantes que serão descritos, como controle de estoques, preservação de material, alocação de material, curva ABC, classificação de materiais, inspeção de materiais, sistemas de gerenciamento ERP, entre outros pontos importantes que fazem parte do escopo da logística empresarial moderna que assume uma nova postura com o mundoglobalizado. Não há como uma empresa funcionar sem a existência de recursos, seja eles financeiros, humanos ou materiais.
Com a crescente concorrência existente por uma participação no mercado consumidor as empresas buscam identificar formas de melhorar seus desempenhos, encontrando maneiras diferentes de obterem vantagens competitivas. Uma das formas de obter uma vantagem, se não competitiva, maspelo menos comparativa é através de uma boa gestão dos recursos materiais e patrimoniais.
Com os custos crescentes é importante gerir bem seus estoques e seu patrimônio produtivo de forma a utilizá-los com a máxima eficiência e eficácia.

Desenvolvimento
1. Administração de Materiais
A Administração de Materiais é definida sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresadestinada a suprir os diversos setores com materiais necessários o desempenho das atribuições, onde visa à garantia de existência continua de um estoque garantindo através dos meios necessários o suprimento de materiais imprescindíveis ao funcionamento da empresa.
O processo produtivo de uma empresa depende de fatores como natureza, capital e trabalho.

 
EMPRESA
 
 
NATUREZA
 
 
CAPITAL
 
 TRABALHO
 
 
 
 

Natureza-Fornece os insumos necessários à produção, como as matérias–primas, os materiais, a energia etc. É o fator que proporciona as entradas de insumos para que a produção possa se realizar .
Capital- Fornece o dinheiro necessário para adquirir os insumos e pagar o pessoal. Representa o fator que permite meios para comprar e utilizar os demaisfatores.
Trabalho- Fornece mão–de-obra onde processa e transforma os insumos , através de operações manuais e suas ferramentas, constitui também de serviços prestados. Representa o de maior atuação na produção, onde agiliza e aciona os outros fatores.
Subsistemas Típicos:
1.1 Controle de estoque - Responsável pela gestão do estoque , através do planejamento e da programação de material, sendonecessário para que o processo de produção –venda da empresa opere com um numero mínimo de preocupações e desníveis, Os estoque podem ser de matéria –prima , produtos em fabricação e produtos finalizados.
1.2 Classificação de matéria - Responsável pela identificação (especificação), classificação, codificação, cadastramento e catalogação de material.
1.3 Aquisição-Responsável pela negociação e...